<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:105-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">105-3</td><td><b>AES LDICO-EDUCATIVAS EM AMBULATRIO COM CRIANAS QUE TM HIV/AIDS</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Tassiane Ferreira Langendorf </u> (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Stela Maris de Mello Padoin (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Cristiane Cardoso de Paula (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Aline Cammarano Ribeiro (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Caroline Sissy Tronco (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Izabel Cristina Hoffmann (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><b>Caracterizao do problema</b>: A condio de cronicidade das crianas que tm HIV/aids resulta em demandas de necessidade especial de sade como o seguimento ambulatorial de crescimento e desenvolvimento, clnico e teraputico. <b>Objetivo</b>: descrever a experincia ldico-educativo desenvolvida com crianas que tm HIV/aids em espao ambulatorial hospitalar. <b>Descrio da experincia</b>: as aes esto inseridas em projetos de extenso no Hospital Universitrio de Santa Maria/RS. O desenvolvimento das atividades com as crianas ocorrem no momento que antecede as consultas. Essa prtica realizada por acadmicos de enfermagem, educao fsica, pedagogia, docentes, enfermeiros da instituio. As aes ldico-educativas so escolhidas a partir de critrios que respeitem as necessidades e caractersticas de cada criana, etapa de desenvolvimento e preferncia. Sendo importante que as crianas participem do espao ldico por vontade prpria, pois por conta da espontaneidade que a criana adquire prazer na brincadeira. Observa-se que um ambiente estruturado que estimula a ao ldica na instituio hospitalar potencializa a promoo da sade das crianas, influi nas formas de interao e no tipo de brincadeiras. um recurso efetivo para estimular a resilincia da criana e promover seu processo de autonomia para um cuidado de si diante de suas necessidades especiais de sade. Ainda, realizada a comemorao das datas festivas como Pscoa, Festa Junina, Dia do Gacho, Dia das Crianas e Natal. <b>Efeitos alcanados recomendaes</b>: Compreende-se que o brincar no acompanhamento ambulatorial da sade das crianas que tm HIV/aids, possibilita uma assistncia mais criativa, inovadora e humanizada, reduzindo os efeitos estressantes que o ambiente hospitalar causa na criana. As crianas expressam a importncia desse espao ldico por meio de atitudes e depoimentos. Referem que antes no gostavam de ir ao hospital e agora esperam pela prxima consulta para poder brincar nesse espao infantil. O desafio est na manuteno dos espaos e dos recursos fsicos e materiais. Recomenda-se que se potencializem tais prticas no intuito de promover o saudvel crescimento e desenvolvimento da criana, e minimize as experincias e vivncias em relao ao ambiente hospitalar. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Sade da Criana, Sindrome da Imunodeficincia Adquirida, Educao em Sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>