9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:105-1



105-1PRÁTICAS EDUCATIVAS COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: AÇÕES DE EXTENSÃO
Autores:Tassiane Ferreira Langendorf (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Stela Maris de Mello Padoin (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Aline Cammarano Ribeiro (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Caroline Sissy Tronco (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Caracterização do problema: As agentes comunitárias de saúde (ACS) são um elo entre a comunidade e as unidades básicas de saúde, dessa maneira percebe-se a importância da qualificação desses profissionais por meio da educação permanente. Com isso, as instituições de ensino têm preparado seus estudantes para atuar diante dessa realidade. Assim, as Universidades e o Governo buscam soluções participativas e emancipatórias para minimizar as desigualdades sociais e regionais por meio de ações extencionistas, como o Projeto Rondon. Objetivo: tem-se como objetivo descrever a experiência extensionista de ações educativas junto a ACS. Descrição da experiência: A atividade de extensão ocorreu por meio de encontros ministrados por uma acadêmica de enfermagem com a participação de nove ACS, tendo como cenário o município de Barros Cassal, interior do Rio Grande do Sul. Dentre os temas abordados, os quais emergiram das necessidades apontadas por elas, estão: planejamento familiar, imunizações, HIV/AIDS, hipertensão, diabetes mellitus, práticas alimentares, entre outros. A partir de cada temática buscou-se uma estratégia convergente com os resultados esperados, sendo eles: oficinas, rodas de conversa, explanação e discussão dos assuntos expostos, problematização de situações cotidianas vivenciadas pelas ACS e resgate dos assuntos por meio da realização de dinâmicas e cartazes explicativos. O desenvolvimento das atividades baseou-se na educação permanente, a qual se sustenta na possibilidade de promover ações educativas com intuito de qualificar o atendimento prestado à população e o desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades profissionais. Efeitos alcançados e recomendações: Observou-se a relevância do desenvolvimento de práticas educativas com as ACS no sentido de instrumentalizá-las para um aperfeiçoamento dos serviços prestados à comunidade. Nesse contexto, foi possível estabelecer uma relação de troca de saberes entre acadêmica e ACS. Ao final expressaram a importância do trabalho, à medida que se fizeram presentes e participativas em todos os encontros. Relataram a importância de aprimorar seus conhecimentos, sentindo-se qualificadas para atender as demandas da comunidade. Recomenda-se o engajamento dos profissionais de saúde a fim de promover a continuidade de atividades de educação permanente com vistas à promoção, prevenção e recuperação da saúde das pessoas, famílias e sociedade.


Palavras-chave:  Enfermagem em Saúde Comunitária, Educação, Promoção da Saúde