9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:103-1


Poster (Painel)
103-1Integração Ensino-Serviço: Uma Experiência no Município de Aracaju
Autores:Maria Angela Leite Chaves (SMS-AJU - Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju) ; Salvyana Carla Palmeira Sarmento Silva (SMS-AJU - Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju) ; Maria José Freitas de Oliveira (SMS-AJU - Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju)

Resumo

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 200, inciso III, determina que: “ao SUS compete, ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde" .A integração ensino-serviço é uma estratégia para a busca dos objetivos tanto das instituições de ensino como para os serviços de saúde públicos, uma vez que possibilita uma formação profissional articulada à realidade social e epidemiológica do sistema local de saúde como também, conforme prevê a legislação do SUS, pode cooperar com o desenvolvimento da assistência de saúde uma vez que é nessas instituições onde se consolidam e se constroem novos conhecimentos para transformar a realidade vivenciada. Tendo em vista todas estas reflexões e acreditando que o momento do estágio é um momento onde o processo de integração ensino-serviço permite uma melhor qualificação para os alunos como também contribui para o aprimoramento do SUS e integra as demandas dos alunos com a realidade do sistema de saúde de Aracaju, este trabalho traz para discussão através de um relato de experiência a questão do estágio enquanto integração ensino-serviço como estratégia de operacionalização da Educação Permanente.


Palavras-chave:  integração ensino serviço, educação permanente, estágio