<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:102-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">102-2</td><td><b>A construo da interao ensino-servio no Curso de Medicina da Faculdade de Cincias Mdicas-PB</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Emlia Pessoa Perez (FCM-PB - Faculdade de Cincias Mdicas da Paraba) ; Jos Luis Perez Rodriguez (FCM-PB - Faculdade de Cincias Mdicas da Paraba) ; Cleane Toscano (FCM-PB - Faculdade de Cincias Mdicas da Paraba) ; Ftima Henriques (FCM-PB - Faculdade de Cincias Mdicas da Paraba) ; Tiago Lapa (FCM-PB - Faculdade de Cincias Mdicas da Paraba) ; <u>Elisa Pinto Seminotti </u> (FCM-PB - Faculdade de Cincias Mdicas da Paraba) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Segundo o Projeto Pedaggico do Curso de Medicina da Faculdade de Cincias Mdicas da Paraba (FCM-PB), o mdico egresso da faculdade dever apresentar perfil de conhecimentos, atitudes e habilidades que permitam caracteriz-lo como um profissional generalista e empreendedor, que valorize a interdisciplinaridade. Um mdico apto a atuar em equipes multiprofissionais ou individualmente, na iniciativa privada ou no Servio Pblico, com produtividade e qualidade. Entre os critrios que conformam a elaborao do currculo do Curso prepondera o carter inter e multidisciplinar que deve assumir a formao do Mdico. O Curso est estruturado em doze semestres, sendo quatro destinados ao Internato. Os contedos obrigatrios esto contidos em trs eixos, que correspondem a uma grande rea temtica formada por subreas, de forma contnua, durante todo o curso: o eixo do Desenvolvimento Pessoal Profissional, relativo tica e ao humanismo; o eixo Tcnico - Cientifico relativo ao desenvolvimento do conhecimento tcnico-cientfico da prtica mdica e o da Interao Ensino, Servio, Comunidade, relativo ao desenvolvimento de prticas, habilidades e desenvolvimento de compromisso social. Este ltimo, a ser explorado aqui, integra as seguintes reas temticas: Conhecimento do SUS, Fundamentos da Prtica e da Assistncia Mdica; Gesto do SUS; Vigilncia em Sade, Epidemiologia e Bioestatstica; Polticas de Sade; Medicina Preventiva e Internato em Sade Coletiva. O objetivo desse eixo tornar o mdico um cidado comprometido com as transformaes da sociedade, privilegiando a prtica mdica nos nveis primrio e secundrio de ateno, em integrao com o SUS. Agrega temas relacionados formao do profissional voltada para o trabalho; seu engajamento no mercado de trabalho; compreenso do SUS desde a sua organizao aos processos que constituem a Ateno em Sade, objetivando o conhecimento da realidade scio  econmico  cultural da populao, relacionada ao processo sade  doena, apreenso e habilitao de prticas ticas e humansticas, possibilitando aos alunos uma viso de parceria com os indivduos em busca da sade e de uma sociedade mais saudvel e justa. Neste contexto, este eixo responsvel por fazer a interface entre os outros dois eixos, trabalhando habilidades tcnico-cientficas, com uma postura pessoal e profissional tica e responsvel no mbito dos servios de sade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Ensino-servio</td></tr></table></tr></td></table></body></html>