9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:102-2



102-2A construção da interação ensino-serviço no Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas-PB
Autores:Emília Pessoa Perez (FCM-PB - Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba) ; José Luis Perez Rodriguez (FCM-PB - Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba) ; Cleane Toscano (FCM-PB - Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba) ; Fátima Henriques (FCM-PB - Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba) ; Tiago Lapa (FCM-PB - Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba) ; Elisa Pinto Seminotti (FCM-PB - Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba)

Resumo

Segundo o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB), o médico egresso da faculdade deverá apresentar perfil de conhecimentos, atitudes e habilidades que permitam caracterizá-lo como um profissional generalista e empreendedor, que valorize a interdisciplinaridade. Um médico apto a atuar em equipes multiprofissionais ou individualmente, na iniciativa privada ou no Serviço Público, com produtividade e qualidade. Entre os critérios que conformam a elaboração do currículo do Curso prepondera o caráter inter e multidisciplinar que deve assumir a formação do Médico. O Curso está estruturado em doze semestres, sendo quatro destinados ao Internato. Os conteúdos obrigatórios estão contidos em três eixos, que correspondem a uma grande área temática formada por subáreas, de forma contínua, durante todo o curso: o eixo do Desenvolvimento Pessoal Profissional, relativo à ética e ao humanismo; o eixo Técnico - Cientifico relativo ao desenvolvimento do conhecimento técnico-científico da prática médica e o da Interação Ensino, Serviço, Comunidade, relativo ao desenvolvimento de práticas, habilidades e desenvolvimento de compromisso social. Este último, a ser explorado aqui, integra as seguintes áreas temáticas: Conhecimento do SUS, Fundamentos da Prática e da Assistência Médica; Gestão do SUS; Vigilância em Saúde, Epidemiologia e Bioestatística; Políticas de Saúde; Medicina Preventiva e Internato em Saúde Coletiva. O objetivo desse eixo é tornar o médico um cidadão comprometido com as transformações da sociedade, privilegiando a prática médica nos níveis primário e secundário de atenção, em integração com o SUS. Agrega temas relacionados à formação do profissional voltada para o trabalho; seu engajamento no mercado de trabalho; compreensão do SUS desde a sua organização aos processos que constituem a Atenção em Saúde, objetivando o conhecimento da realidade sócio – econômico – cultural da população, relacionada ao processo saúde – doença, à apreensão e habilitação de práticas éticas e humanísticas, possibilitando aos alunos uma visão de parceria com os indivíduos em busca da saúde e de uma sociedade mais saudável e justa. Neste contexto, este eixo é responsável por fazer a interface entre os outros dois eixos, trabalhando habilidades técnico-científicas, com uma postura pessoal e profissional ética e responsável no âmbito dos serviços de saúde.


Palavras-chave:  Ensino-serviço