9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:102-1



102-1Especialização em Saúde da Família como interface ensino-serviço: formando preceptores para o internato de Medicina
Autores:Elisa Pinto Seminotti (FCM-PB - Faculdade de Ciências Médica da Paraíba) ; André Petraglia Sassi (FCM-PB - Faculdade de Ciências Médica da Paraíba) ; Adriana Gomes (FCM-PB - Faculdade de Ciências Médica da Paraíba) ; Luciano Bezerra Gomes (FCM-PB - Faculdade de Ciências Médica da Paraíba) ; Felipe Proenço de Oliveira (FCM-PB - Faculdade de Ciências Médica da Paraíba) ; Eduardo Simon (FCM-PB - Faculdade de Ciências Médica da Paraíba) ; Alexandre Medeiros de Figueiredo (FCM-PB - Faculdade de Ciências Médica da Paraíba)

Resumo

A proposta pedagógica do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB) visa formar um profissional com visão generalista, crítica, humanista e reflexiva, conforme as Diretrizes Curriculares. Essa proposta só se justifica na medida em que se relaciona com o mundo do trabalho; na conjuntura de implementação do SUS, as Unidades de Saúde da Família (USF) aparecem como cenário fundamental para as atividades práticas da formação. Um dos pontos críticos para o desenvolvimento do Internato de Saúde Coletiva é o envolvimento dos profissionais da Saúde da Família do município de João Pessoa-PB na função de preceptor, mediando o desenvolvimento do processo pedagógico nas USF. Após uma primeira oficina de formação pedagógica, realizada pela FCM-PB, antes do início das atividades do internato, obtiveram-se bons resultados na participação dos preceptores e no desenvolvimento das atividades nas USF. Como fruto da avaliação desse primeiro processo, foi demandada pelos preceptores a continuação destas atividades. Com o objetivo de criar espaços de discussão com as equipes envolvidas na preceptoria e fortalecer o processo de Educação Permanente de médicos e enfermeiros destas, a Faculdade vem desenvolvendo, desde outubro de 2009, o I Curso de Especialização em Saúde da Família com Ênfase no Cuidado, que envolve 75 profissionais das equipes de Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. As atividades do curso se dividem entre encontros presenciais em sala de aula, com periodicidade quinzenal e atividades desenvolvidas na própria USF. Os turnos são programados de forma a evitar o esvaziamento das USF onde ocorre o Internato de Saúde Coletiva. A metodologia é baseada na problematização, contando com momentos de leitura de textos e discussão, que ocorrem em pequenos grupos com a presença de tutor ou em grande grupo e atividades práticas nas Unidades de Saúde, com intuito de levar para o restante da equipe as discussões do momento presencial. Ao final do Curso, os profissionais apresentarão um Trabalho de Conclusão de Curso, no formato de artigo para publicação, bem como apresentá-lo em evento de encerramento do curso. Entendemos que com esse processo de formação estamos potencializando as atividades de ensino da FCM-PB nas USF, bem como estimulando a mudança de processo de trabalho nas equipes, visando um cuidado centrado nas necessidades do usuário.


Palavras-chave:  Interação ensino-serviço, Saúde da família, Internato