9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:100-3


Poster (Painel)
100-3EDUCAÇÃO CONTINUADA EM URGÊNCIA/EMERGÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: pesquisa bibliográfica
Autores:Carmen Lucia Mottin Duro (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Raul Henrique Brondani (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Introdução: A atenção primária em saúde tem como foco prestar assistência integral, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população. Os profissionais da rede básica devem estar preparados para o atendimento às situações de menor e maior de complexidade: as situações de urgências e emergências, pois são as portas de entrada do SUS. Neste sentido, a Política de Urgências e Emergência no país, destaca a necessidade de estabelecer o nexo entre trabalho e educação, de forma a resgatar o processo de educação continuada e qualificar os profissionais do setor saúde para o atendimento às urgências e emergências. Objetivo: Identificar as experiências de educação continuada em urgência/emergência realizadas no âmbito da atenção primária à saúde no país, através da revisão bibliográfica brasileira no período de 1998 a 2008. Metodologia: Foram utilizados os descritores Enfermagem em Emergência, Educação Continuada, Atenção Primária à Saúde, no idioma português, de livre acesso, on line, na biblioteca virtual em saúde. Resultados: Os artigos selecionados (03) apresentam experiências de capacitação na atenção primária à saúde para o acolhimento às urgências e emergências. O estudo de Salles (2007) relata a experiência da cidade do Conde – PB, onde a rede básica de Saúde foi adequada para o atendimento de urgências e emergências, sendo que a capacitação iniciou por Agentes Comunitários de Saúde. Will et al (2003) enfatiza que há necessidade de um processo de capacitação junto a implementação de um guia de urgência e emergência, para reestruturar as práticas de atenção à saúde. Cocco et al (2008) relata que deve haver a qualificação de profissionais do programa de Saúde da Família, para a implementação de estratégias preventivas para a redução de agravos por causas externas. Os autores reconhecem no processo de educação em saúde um campo de produção de conhecimento, necessariamente inter/transdisciplinar, com entrelaçamentos entre filosofia, ciência, técnicas, tecnologias e práticas sociais. Conclusões: Destaca-se o papel do enfermeiro e dos demais profissionais da área da saúde enquanto educadores em saúde no sentido de desenvolver e despertar, por meio do processo educativo, estratégias que promovam a melhoria da qualificação no setor urgência e emergência. Ressalta-se que há um déficit de produção científica publicada havendo necessidade de novos estudos em relação a esta temática.


Palavras-chave:  Enfermagem em Emergência, Educação Continuada, Atenção Primária à Saúde.