<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:100-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">100-3</td><td><b>EDUCAO CONTINUADA EM URGNCIA/EMERGNCIA NA ATENO PRIMRIA SADE NO BRASIL: pesquisa bibliogrfica</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Carmen Lucia Mottin Duro </u> (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Raul Henrique Brondani (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: A ateno primria em sade tem como foco prestar assistncia integral, com resolubilidade e boa qualidade s necessidades de sade da populao. Os profissionais da rede bsica devem estar preparados para o atendimento s situaes de menor e maior de complexidade: as situaes de urgncias e emergncias, pois so as portas de entrada do SUS. Neste sentido, a Poltica de Urgncias e Emergncia no pas, destaca a necessidade de estabelecer o nexo entre trabalho e educao, de forma a resgatar o processo de educao continuada e qualificar os profissionais do setor sade para o atendimento s urgncias e emergncias. Objetivo: Identificar as experincias de educao continuada em urgncia/emergncia realizadas no mbito da ateno primria sade no pas, atravs da reviso bibliogrfica brasileira no perodo de 1998 a 2008. Metodologia: Foram utilizados os descritores Enfermagem em Emergncia, Educao Continuada, Ateno Primria Sade, no idioma portugus, de livre acesso, on line, na biblioteca virtual em sade. Resultados: Os artigos selecionados (03) apresentam experincias de capacitao na ateno primria sade para o acolhimento s urgncias e emergncias. O estudo de Salles (2007) relata a experincia da cidade do Conde  PB, onde a rede bsica de Sade foi adequada para o atendimento de urgncias e emergncias, sendo que a capacitao iniciou por Agentes Comunitrios de Sade. Will et al (2003) enfatiza que h necessidade de um processo de capacitao junto a implementao de um guia de urgncia e emergncia, para reestruturar as prticas de ateno sade. Cocco et al (2008) relata que deve haver a qualificao de profissionais do programa de Sade da Famlia, para a implementao de estratgias preventivas para a reduo de agravos por causas externas. Os autores reconhecem no processo de educao em sade um campo de produo de conhecimento, necessariamente inter/transdisciplinar, com entrelaamentos entre filosofia, cincia, tcnicas, tecnologias e prticas sociais. Concluses: Destaca-se o papel do enfermeiro e dos demais profissionais da rea da sade enquanto educadores em sade no sentido de desenvolver e despertar, por meio do processo educativo, estratgias que promovam a melhoria da qualificao no setor urgncia e emergncia. Ressalta-se que h um dficit de produo cientfica publicada havendo necessidade de novos estudos em relao a esta temtica. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Enfermagem em Emergncia, Educao Continuada, Ateno Primria Sade.</td></tr></table></tr></td></table></body></html>