100-1 | PET-SAÚDE PORTO ALEGRE: experiência de educação permanente em Enfermagem | Autores: | Rafalel Frigotto Henrique (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Carmen Lucia Mottin Duro (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Regina Rigatto Witt (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
Resumo Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) tem o propósito de fomentar grupos de aprendizagem tutorial para a iniciação do trabalho e vivências dos estudantes de graduação em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde – SUS. O PET Saúde em Porto Alegre foi implantado no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF), no Distrito Glória/Cruzeiro/Cristal (GCC). Um dos objetivos deste projeto é desenvolver um processo de educação permanente, envolvendo profissionais da rede de atenção básica e alunos de graduação. Objetivo: Relatar a experiência de tutoria de enfermagem, organizada segundo os preceitos da educação permanente em saúde. Metodologia: A proposta do PET-Saúde Enfermagem foi a de inserir os monitores nas unidades de ESF. A organização do trabalho ocorreu em reuniões com tutores, preceptores e monitores, para discussão sobre as atividades e semanalmente nas unidades, em ações de trabalho/aprendizagem contínuas que enfocam a transformação das práticas, por meio da articulação entre os atores, na busca da aprendizagem significativa. Resultados: As monitoras, acompanhadas dos respectivos preceptores, realizaram atividades de competência da enfermagem, buscando a autonomia e a capacidade de aprender constantemente, relacionando teoria e prática. Foram priorizadas as práticas da equipe de enfermagem em saúde coletiva e a criação de vínculo com a comunidade atendida. Esta inserção possibilitou ao grupo de monitores, preceptores e tutores refletir e problematizar a realidade vivenciada e, a partir disso, desenvolver a integração ensino-serviço organizando propostas para a melhoria da qualidade da atenção em saúde. Conclusão: O trabalho envolveu aprendizagem permanente em situações de prática, na busca de instrumentos para o atendimento das necessidades e o enfrentamento de problemas de saúde. Estes, cada vez mais complexos, exigem que o trabalho, seja tomado como prática social interdisciplinar, envolvendo os demais cursos de graduação em saúde, a fim de proporcionar a atenção individual, ações de promoção da saúde, da qualidade de vida e de atenção às iniqüidades. Palavras-chave: Educação em enfermagem, Integração Docente Assistencial, Educação Profissional em Saúde Pública |