9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:98-1



98-1VER-SUS/UNISC : convidando os atores do sistema de saúde pública para fazer parte do processo de formação em saúde
Autores:Juliana Tavares Ferreira (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL) ; Teresinha Eduardes Klafke (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL) ; Gisele Santin (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL) ; Cíntia Cristina Sulzbach (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL) ; Débora Martins (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL) ; Daielle Marion (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL) ; Carine Guterres Cardoso (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL) ; Andreza Legramanti Gomes (UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL)

Resumo

O VER-SUS/UNISC é um projeto de extensão que nasceu como plano de intervenção de uma ex-integrante do Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva (GETESC) que participou do VER-SUS na cidade de Ijuí. Atualmente por não se constituir mais um programa de governo, os estudantes do GETESC juntamente com a Universidade de Santa Cruz do Sul e com as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul, assumiram a autoria e o financiamento do mesmo, chamando-o de VER-SUS/UNISC. O VER-SUS é uma vivência no Sistema Único de Saúde, em que num período de quatorze dias os estudantes conhecem serviços (próprios e convêniados), instâncias do Controle Social, Instituições e Movimentos Sociais. Este projeto tem como objetivo principal propiciar a realização de vivências na realidade do SUS no município de Santa Cruz do Sul, na perspectiva de problematização da formação, saberes e práticas de saúde e da produção de autonomia e incentivo ao protagonismo estudantil como agente de mudanças no campo da saúde, em consonância aos princípios e diretrizes do SUS. A métodologia é a educação popular em saúde e a autogestão do próprio coletivo através da figura do facilitador que irá auxiliar nesse processo. Prevê também, um plano de intervenção no sentido de multiplicar aquilo que foi vivênciado e de mobilizar mais atores a se comprometerem com a saúde pública brasileira. Os resultados obtidos a partir do projeto é o fortalecimento do movimento estudantil da área da saúde (GETESC), multiplicação do que foi aprendido durante a vivência, questionamentos e vontade de mudança dos conteúdos e práticas em saúde que nos são ensinados na graduação, maior compreensão de que a saúde está atrelada significativamente a condições e hábitos de vida e de que estes só se modificam se pautarmos nossas ações enquanto um processo que envolve comprometimento e coletividade estabelecendo uma relação horizontal principalmente com os usuários do SUS. Assim, concluímos que o VER-SUS/UNISC é um forte dispositivo para aproximar a formação, dos serviços de saúde e da gestão, pois convida esses atores a dialogar e a caminhar juntos para construir efetivas mudanças e avançar no processo de consolidação do SUS, convoca também o estudante a ser protagonista da sua formação no sentido de conviver com diversas profissões e a respeitá-las. Mostrando aos envolvidos como é importante o trabalho em equipe e a cooperação de todos os atores que fazem parte da saúde pública brasileira.


Palavras-chave:  VER-SUS/UNISC, Educação Popular em Saúde, Atores do SUS