9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:97-1


Poster (Painel)
97-1FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA CURSOS INCLUSIVOS DE DEFICIENTE MENTAL
Autores:Maria Cecilia Sonzogno (CEDESS/UNIFESP - Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde) ; Sylvia Helena Batista (CEDESS/UNIFESP - Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde)

Resumo

Este estudo inscreve-se no âmbito dos saberes acerca da pessoa com Deficiência Mental (DM). Considera-se a socialização e a formação acadêmica como o contexto em que ocorre a mobilização desses saberes com base em vivências e aprendizagens. Teve como objetivo analisar os saberes de profissionais da saúde que ministram aulas em cursos de educação inclusiva, no município de São Paulo. Busca-se compreender e analisar os saberes constituídos no e pelo processo de socialização, os provenientes da formação universitária e os constitutivos da prática educativa de profissionais da saúde. A natureza do estudo é exploratória e empregou-se o método qulitativo. Foram realizadas treze entrevistas e os dados coletados foram sistematizados e descritos por meio de Ideias Centrais relativas aos saberes constituídos no processo de socialização, aos saberes provenientes da graduação, aos saberes constitutivos das práticas educativas e aos saberes considerados relevantes à formação universitária em Ciências da Saúde.


Palavras-chave:  educação especial, formação de especialistas em educação