<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:95-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">95-1</td><td><b>EFEITOS DA EDUCAO EM SADE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E NA APRENDIZAGEM DE CRIANAS INFECTADAS E POSTERIORMENTE TRATADAS PARA HELMINTOSES</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia </u> (UFSJ - Universidade Federal de So Joo del-ReiUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Maria Flvia Carvalho Gazzinelli (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este estudo experimental empregou modelo de educao com nfase nas relaes scio-afetivas, voltada para promoo de sade e controle de helmintoses. O estudo objetivou investigar os efeitos do processo educacional no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem de crianas infectadas e posteriormente tratadas para helmintoses, residentes em rea endmica. Para receber a interveno, o grupo de 106 crianas na faixa etria de 6 a 11 anos e meio foi dividido em dois grupos a partir dos resultados dos exames coproparasitolgicos: Grupo Infectado (n=84) e Grupo Sadio (n=22). As crianas do grupo infectado foram separadas aleatoriamente em  Grupo Ao , que participou da interveno educativa (n=43) e  Grupo Controle (n=41). Para avaliar o desenvolvimento cognitivo foram empregadas avaliaes psicolgicas estticas e dinmicas e para avaliar a aprendizagem utilizaram-se testes de conhecimento. Os dados foram analisados pela comparao das mdias dos coeficientes delta do pr e ps-teste ( Paired-Samples T Test ) alm da distribuio de freqncias absolutas e relativas. Os resultados evidenciaram progressivo aumento nos valores da avaliao cognitiva esttica realizada ps-interveno nas crianas do  Grupo Ao . Apesar do maior ganho proporcional, no houve diferenas estatisticamente significativas entre os valores obtidos nos ps-testes dos grupos  Ao e  Controle (p>0,05). J entre o  Grupo Ao e o Grupo Sadio, os valores obtidos nos testes Aritmtica e Dgito foram estatisticamente superiores no grupo sem a infeco (p=0,048 e p=0,023, respectivamente). Entre o Grupo Infectado e o Grupo Sadio somente o teste Aritmtica foi estatisticamente superior no grupo no infectado (p=0,048). Constatou-se melhora na avaliao dinmica das habilidades de criatividade, velocidade de processamento e raciocnio lgico, entretanto, as crianas mantiveram oscilaes com relao habilidade de memria. As crianas apresentaram resultados compatveis com melhora de aprendizagem na avaliao da evoluo conceitual. Embora por meio da avaliao esttica no tenham sido detectados avanos na inteligncia geral, e, por meio da avaliao dinmica, os ganhos cognitivos tenham ocorrido em algumas habilidades cognitivas especificas, a avaliao da evoluo conceitual demonstrou que houve aprendizagem, fato que pode remeter a condies que so produzidas no interior da escola, a saber: o mtodo, as prticas pedaggicas, o papel do professor e a interao professor-aluno.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em Sade, Helmintoses, Avaliao Educacional</td></tr></table></tr></td></table></body></html>