9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:94-1


Poster (Painel)
94-1A efetividade do acompanhamento e intervenção fonoaudiológica,às nutrizes, no processo de amamentação, do puerpério ao sexto mês de vida do bebê.
Autores:Vania Eloisa Siqueira Dias Fabiana de Oliveira (IPA - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPAIPA - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPAIPA - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPAIPA - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA)

Resumo

Introdução: A presente pesquisa é fruto de trabalho de conclusão de graduação em Fonoaudiologia e consisti em pesquisa realizada com dois grupos de mães e seus recém-nascidos, dando seguimento ao trabalho de orientação feito no alojamento conjunto na maternidade de um hospital publico. Sabemos o quanto é importante que a mãe tenha alguma forma de apoio neste momento inicial, sendo uma das metas previstas, não só nas campanhas de aleitamento materno, como tornou-se assunto prioritário nas agendas das politicas publicas. Mesmo assim, as taxas de desmame são altíssimas, por fatores de diversas ordens: social, cultural, economica, evidenciando a necessidade de novas políticas públicas visando atingir tais metas. Objetivos: verificar a efetividade da Fonoaudiologia, na visão de Promoção de saúde, através de atendimento primário, do processo de aleitamento materno, identificando dificuldades durante amamentação, bem como causas e riscos para desmame precoce, intervindo nestes para eliminar ou minimizar tais causas. Método: A pesquisa caracterizou-se por ser ensaio clínico randomizado, comparado e observacional, sendo selecionada como amostra , nutrizes da população usuária de maternidade de um hospital público de Porto Alegre. O grupo chamado controle, teve a primeira orientação no alojamento conjunto e após, aos 3 meses em visita domiciliar. O grupo denominado intervenção, foi visitado até o sexto mês, quinzenalmente, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do processo de amamentação. Foram abordadas questões refentes ao trabalho desenvolvido com as mães e a importancia de uma relação de confiança com o profissional. Para análises dos resultados foram utilizados dados estatísticos e métodos de pesquisa-ação e pesquisa- observacional. Resultados: Verificou-se que houve grande diferença entre os dados dos grupos, tanto quantitativamente como também nos aspectos qualitativos. O grupo intervenção teve como resultados a grande maioria dos bebês seguindo com o aleitamento materno exclusivo, não introduziram habitos de sucção de mamadeiras e/ou chupetas. No grupo controle estes dados são bastante diversos com números que apontam para desmames, introdução de complementos, outros leites por mamadeira, etc. Conclusão: Sendo assim o trabalho apresenta, tanto com dados estatísticos, como buscando uma leitura mais ampla do processo, evidenciar a relevancia do trabalho da atenção básica na promoção do aleitamento materno.


Palavras-chave:  aleitamento materno, desmame precoce, efetividade