9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:92-1


Poster (Painel)
92-1PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DAS PLANTAS MEDICINAIS MAIS UTILIZADAS PELOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE SAÚDE COMUNITÁRIA–GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO NA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DIABETES MELLITUS
Autores:Daiana Isabel Fritzen (GHC - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃOGHC - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO) ; Margarita Luz Marina da Silva Diercks (GHC - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO) ; Luciane Kopittke (GHC - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO)

Resumo

O uso de plantas medicinais pela população brasileira é muito comum, prática que permanece ao longo dos anos através do uso popular tradicional. Por muitas vezes, as plantas medicinais são utilizadas de maneira inadequada pela carência de informações tanto da população como também dos profissionais de saúde que poderiam orientar a população sobre esta terapia; além disso, existe uma falsa crença de que as plantas medicinais por serem naturais não trazem nenhum malefício ou dano à saúde. Destaca-se o uso de plantas medicinais para o controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e do Diabetes Mellitus (DM). Estas são doenças de alta prevalência entre a população e são de difícil controle. O Serviço de Saúde Comunitária (SSC) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) se dedica a melhoria da qualidade de vida da população hipertensa e diabética. O uso de plantas medicinais como terapia complementar poderia melhorar o controle da HAS e DM. Objetivo deste trabalho é estudar as propriedades terapêuticas das plantas medicinais que a população atendida pelo SSC mais utiliza para o controle da HAS e DM, com a finalidade de verificar se o uso popular corresponde às informações da literatura científica existente. A partir destas informações, se buscará construir uma cartilha educativa direcionada à população. A partir da coleta de dados do estudo de Fraga realizado em 2009, foram escolhidas as três plantas medicinais mais citadas pelos entrevistados para o controle da HAS e outras três plantas para o controle do DM. A escolha foi realizada pela maior freqüência de citações, sendo que em caso de empate do número de citações, utilizou-se como critério de inclusão a planta constar na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS). As espécies são Sechium edule, Passiflora sp., Rosmarinus officinalis citadas para controle da HAS; Syzigium spp., Cissus sicyoides ou Bauhinia spp. e Morus sp,citadas para controle do DM. A pesquisa se dará através de revisão de literatura e a construção da cartilha será realizada pela pesquisadora junto com suas orientadoras. A necessidade de informações mais próximas dos profissionais de saúde e da população sobre o uso de plantas medicinais, e neste caso para o controle da HAS e DM justifica que sejam realizados mais estudos sobre as propriedades terapêuticas das plantas mais utilizadas, para que se oriente corretamente seu uso. A pesquisa está em andamento e os resultados serão divulgados ao final de 2010.


Palavras-chave:  plantas medicinais, hipertensão arterial sistêmica, diabees mellitus