9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:89-3



89-3Projeto Universidade + Escola: por uma cidade saudável e sustentável.
Autores:Robson Figueiredo Brito (PUCMINAS - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS) ; Ester Lima Pires (PUCMINAS - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS) ; Isabel Cristina Lima Pires (PUCMINAS - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS)

Resumo

O projeto Universidade +Escola: por uma cidade saudável e sustentável surgiu da parceria com entre duas modalidades de ensino: médio público (Escola Estadual Madre Carmelita) e superior público não estatal (PUC Minas: Curso de Direito / Enfermagem ) unindo dois campos do educar diferentes para construir possibilidades de diálogo entre os seus atores: alunos, acadêmicos e professores para que haja uma efetivação do protagonismo juvenil e do que seja a educação para todos de maneira democrática e participativa, uma vez que a LDBEN coloca que: o aprimoramento da pessoa humana como uma das finalidades da educação básica e que por isso deve estender-se até a educação superior que se encaixa na linha temática: Protagonismo estudantil e a defesa do SUS: produzindo mudanças na formação, na atenção, na participação e na gestão. O objetivo central do projeto é despertar nos alunos desses dois campos a perspectiva da construção de Cidadania pró-ativa em direção ao cuidado com a Cidade que vivemos para que ele possa realmente se tornar uma Cidade Sustentável e Saudável que faz parte de um conjunto de políticas urbanas difundidas e implantadas pela ONU, especialmente da OMS, do Habitat, do PNUD e do Unicef, que buscam intervenções diretas, influenciando políticos e planejadores locais ; uma vez que se faz cumprir aqui um dos pressupostos do Decreto 3860que preconiza ainda que, parcialmente, estabelece em seu art. 8º que “As universidades caracterizam-se pela oferta regular de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão”.Além disso, é missão da PUC Minas buscar parcerias em todos os setores da sociedade e principalmente no que se refere ao desenvolvimento e à sustentabilidade de Belo Horizonte, palco e cenário de seu nascimento e construção, uma vez que se preocupa com a construção de um mundo mais justo e fraterno tendo como pressuposto que se faz necessário, para um regime cuja natureza e o fundamento se baseiam na CF/88, que preconiza a Cidadania: nova representação político-educacional, novas formas de avaliação, de incentivos à participação dos alunos na construção de Universidade que com eles se identificam, por isso necessita do diálogo como efetivação de projetos que ajudem a construir e re-construir a nossa cidade cumprindo assim o seu papel como agente de transformação de mentalidades e formadora de valores como, por exemplo, a cidadania integrada com outras modalidades do ensino no caso em questão: a Escola Estadual Madre Carmelita.


Palavras-chave:  universidade escola, cidade saudável, cidade sustentável