9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:89-2


Poster (Painel)
89-2TRABALHO INTEGRADO: Projeto " NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO" educação permanente em saúde com alunos da graduação do Curso de Enfermagem da PUCMINAS Coração Eucarístico
Autores:Robson Figueiredo Brito (PUCMINAS - Pontificia Universidade Catolica de MInas Gerais) ; Juliana Araujo Carvalho Leite (PUCMINAS - Pontificia Universidade Catolica de MInas Gerais) ; Carmem da Conceição Araujo Maia (PUCMINAS - Pontificia Universidade Catolica de MInas Gerais)

Resumo

O projeto de intervenção integrado: Navegar é preciso viver não é preciso propõe desenvolver competências e habilidades durante o processo de formação dos graduandos do Curso Enfermagem da PUCMINAS de forma que seja um profissional solidário, crítico-reflexivo, comprometido com a qualidade de vida da população, com o fortalecimento do modelo assistencial preconizado pelo SUS e capaz de atuar nos diversos territórios onde estão inseridos grupos sociais que vivenciam distintos processos de vida, adoecimento e morte, seja pela exploração dos recursos da natureza bem como do homem através do trabalho que se insere na linha temática: experiências e desafios permanentes para a mudança na graduação: metodologias de ensino e aprendizagem, diversificação de cenários e de práticas, aprendizagem significativa, currículos integrados.Conformam contextos que explicam a realidade sócio econômica e sanitária, que determinam a ocorrência de riscos e dos problemas de saúde e justificam a necessidade de estruturação de estratégias e medidas para abordá-los, atuando sobre suas causas. O reconhecimento dos múltiplos espaços e suas específicas demandas de cuidado, visto que os efeitos deletérios das desigualdades sócio-históricas são também distintos, afirma a importância do território na priorização das políticas e ações de saúde. Esta tem sido a referência do Sistema de Saúde brasileiro para o desenvolvimento das suas intervenções desde os anos 90, com destaque para alguns municípios que precocemente adotaram tal orientação, como é o caso de Belo Horizonte. A proposta desse trabalho é, por meio da inserção dos estudantes nos diversos cenários de prática contribuiu de modo significativo para a qualificação da assistência pela aproximação sucessiva dos ambientes de trabalho com as questões acadêmicas ao tempo que o serviço orienta novos formatos de projetos pedagógicos coerentes com as demandas em saúde da população, integrar as disciplinas Saúde Ambiental (Primeiro período); Metodologia da Pesquisa II (Quinto período), Cuidar em Saúde Coletiva (Quinto período) num movimento horizontal – articulação de conteúdos desenvolvidos em um mesmo período do Curso - e vertical – articulação em períodos distintos – possibilita a compreensão da continuidade do processo de ensino aprendizagem que revela a complexidade inerente à vida exige dos profissionais domínio das tecnologias (leve, leve-dura e dura) e do conhecimento técnico científico numa abordagem coletiva e transdisciplinar.


Palavras-chave:  trabalho integrado, educação permanente, saude