<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:89-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">89-2</td><td><b>TRABALHO INTEGRADO: Projeto " NAVEGAR PRECISO, VIVER NO PRECISO" educao permanente em sade com alunos da graduao do Curso de Enfermagem da PUCMINAS Corao Eucarstico </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Robson Figueiredo Brito </u> (PUCMINAS - Pontificia Universidade Catolica de MInas Gerais) ; Juliana Araujo Carvalho Leite (PUCMINAS - Pontificia Universidade Catolica de MInas Gerais) ; Carmem da Conceio Araujo Maia (PUCMINAS - Pontificia Universidade Catolica de MInas Gerais) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O projeto de interveno integrado: Navegar preciso viver no preciso prope desenvolver competncias e habilidades durante o processo de formao dos graduandos do Curso Enfermagem da PUCMINAS de forma que seja um profissional solidrio, crtico-reflexivo, comprometido com a qualidade de vida da populao, com o fortalecimento do modelo assistencial preconizado pelo SUS e capaz de atuar nos diversos territrios onde esto inseridos grupos sociais que vivenciam distintos processos de vida, adoecimento e morte, seja pela explorao dos recursos da natureza bem como do homem atravs do trabalho que se insere na linha temtica: experincias e desafios permanentes para a mudana na graduao: metodologias de ensino e aprendizagem, diversificao de cenrios e de prticas, aprendizagem significativa, currculos integrados.Conformam contextos que explicam a realidade scio econmica e sanitria, que determinam a ocorrncia de riscos e dos problemas de sade e justificam a necessidade de estruturao de estratgias e medidas para abord-los, atuando sobre suas causas. O reconhecimento dos mltiplos espaos e suas especficas demandas de cuidado, visto que os efeitos deletrios das desigualdades scio-histricas so tambm distintos, afirma a importncia do territrio na priorizao das polticas e aes de sade. Esta tem sido a referncia do Sistema de Sade brasileiro para o desenvolvimento das suas intervenes desde os anos 90, com destaque para alguns municpios que precocemente adotaram tal orientao, como o caso de Belo Horizonte. A proposta desse trabalho , por meio da insero dos estudantes nos diversos cenrios de prtica contribuiu de modo significativo para a qualificao da assistncia pela aproximao sucessiva dos ambientes de trabalho com as questes acadmicas ao tempo que o servio orienta novos formatos de projetos pedaggicos coerentes com as demandas em sade da populao, integrar as disciplinas Sade Ambiental (Primeiro perodo); Metodologia da Pesquisa II (Quinto perodo), Cuidar em Sade Coletiva (Quinto perodo) num movimento horizontal  articulao de contedos desenvolvidos em um mesmo perodo do Curso - e vertical  articulao em perodos distintos  possibilita a compreenso da continuidade do processo de ensino aprendizagem que revela a complexidade inerente vida exige dos profissionais domnio das tecnologias (leve, leve-dura e dura) e do conhecimento tcnico cientfico numa abordagem coletiva e transdisciplinar. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;trabalho integrado, educao permanente, saude</td></tr></table></tr></td></table></body></html>