9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:86-2


Poster (Painel)
86-2MOMENTO DE TRANSFORMAÇÃO: ESTIMULANDO A AUTOESTIMA NAS MULHERES DAS UNIDADES DE SAÚDE JD LEOPOLDINA E COSTA E SILVA/SSC/GHC.
Autores:Paulo Oscar de Oliveira Langoni (SSC/GHC - Serviço de Saúde Comunitária/GHC) ; Félix Giambastiani da Costa (SSC/GHC - Serviço de Saúde Comunitária/GHC) ; Josiane Mattos Ferreira (SSC/GHC - Serviço de Saúde Comunitária/GHC)

Resumo

Objeto da intervenção: As Unidades Jd Leopoldina e Costa e Silva, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, realizam ações de saúde com enfoque na promoção e a prevenção, através de atividades educativas voltadas para o sexo feminino. Desde 2009, faz parte destas ações, o tema referente ao cuidado com a aparência física, oportunizando a ida para um salão de beleza, onde as mesmas poderão realizar hidratação, corte e escova no cabelo. Objetivo: Proporcionar a mulheres um momento de descontração, lazer e cuidado com corpo. Metodologia: Organizar a ida de mulheres a uma escola de formação de cabeleireiros com posterior almoço de integração e passeio pelo centro da cidade. Análise crítica: Está atividade têm demonstrando impacto na saúde das usuárias, assim como na sua auto-estima. Compreende-se esta como uma forma de produzir saúde e na constituição de um espaço para estreitar o vínculo, integrando a equipe e usuários. Conclusão: Entender o aspecto pessoal, institucional, social e a inter-relação desses fatores e identificá-los como população em vulnerabilidade numa lógica de construção do conhecimento para abordagem de práticas de prevenção. O enfoque de promoção da saúde é amplo e abrangente, pois procura identificar os elementos que atuam no processo da saúde e doença, transformando em agente de saúde, através de modificação das condições de vida. Através desta atividade houve uma mudança de paradigmas, refletindo sobre a assistência e a possibilidade de realizar ações de saúde, em outros espaços que não a unidade de saúde. Oportunizando para muitas mulheres a possibilidade de realizar algo novo, muitas vezes do seu cotidiano, assim como interagirem entre si.


Palavras-chave:  saude da mulher, autoestima, educação em saúde