9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:85-2


Poster (Painel)
85-2Crescendo e Aprendendo: cuidado interdisciplinar à saúde da criança de zero a um ano de idade em uma UBS de Porto Alegre, RS
Autores:Daiana da Silva Lúcio (ESP - RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Renata Pires Goulart (ESP - RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Gabriel Trevisan Corrêa (ESP - RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Adriana Guimarães da Silva (ESP - RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Fernando Mota Figueiredo (ESP - RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Renata Gusmão (HMV - Hospital Moinhos de Vento)

Resumo

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: O Programa Pra Nenê foi implantado no município de Porto Alegre no ano de 1992. Tem como objetivo promover atenção integral à saúde das crianças de zero a um ano de idade, com ações voltadas para a promoção do crescimento e desenvolvimento dos bebês e à melhoria da qualidade de vida das suas famílias. O acompanhamento deve ser mensal e o registro é feito em instrumento com escala de risco (PORTO ALEGRE, 2003). A Unidade Básica de Saúde Morro da Cruz (UBS 8) localiza-se na região leste de Porto Alegre e conta com uma equipe multiprofissional que atende a uma população de aproximadamente 4850 habitantes. Destes, 1,9% são crianças de 0 a 1 ano de idade. As mães usuárias do serviço, em sua maioria, são de famílias de baixa renda e possuem baixa escolaridade. DESCRIÇÃO DA EXPERIENCIA: Na UBS 8, o Prá-Nenê é desenvolvido de forma interdisciplinar e dentro da lógica da promoção de saúde. Para tanto, o processo de trabalho foi organizado através de um cronograma de no mínimo 12 consultas (individuais e coletivas), com participação de todos os profissionais: enfermeiro, médico, odontólogo, nutricionista e assistente social. Nas consultas coletivas, o chão é forrado com colchonetes e são oferecidos brinquedos de borracha para as crianças. Neste espaço, as crianças têm a possibilidade de interação, o que permite avaliação do desenvolvimento funcional. São abordados assuntos relativos ao vínculo mãe-bebê, direitos da criança, dinâmica familiar, amamentação e alimentação complementar, saúde bucal, higiene pessoal, calendário vacinal, prevenção de doenças e acidentes, desenvolvimento bio-psico-eco-social. EFEITOS ALCANÇADOS: Observou-se que com o trabalho interdisciplinar as famílias têm procurado mais apoio junto ao serviço de saúde. Foi observado também que os bebês assíduos ao programa comparecem com menor freqüência ao pronto-atendimento quando comparados às crianças faltosas. A utilização de imagens estimula a interação do grupo, tornando a atividade mais dinâmica e produtiva. RECOMENDAÇÕES:A equipe pretende utilizar os dados do Pra-nenê para estabelecer comparações entre os bebês que freqüentam o programa versus bebês faltosos. Os resultados seriam divulgados para a comunidade, motivando o aumento da adesão ao programa e contribuindo assim, para melhoria da qualidade de vida e saúde das famílias.


Palavras-chave:  Equipe multidisciplinar, Cuidado à criança, Educação em Saúde