Poster (Painel)
83-3 | SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: PROMOÇÂO EM SAÚDE ESCOLAR. | Autores: | Félix Giambastiani da Costa (EEECOELHO NETO - Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Neto) ; Ângela Regina Rodrigues Batista (EEECOELHO NETO - Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Neto) ; Jonia Surita Duarte (EEECOELHO NETO - Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Neto) ; Paulo Oscar de Oliveira Langoni (SSC/GHC - Serviço de Saúde Comunitária/GHC) |
Resumo Objeto da intervenção: Abordar o tema referente a sexualidade na escola, deveria ser visto de forma natural, discutido sempre por demanda expontânea pelos alunos. Mas isso pouco acontece, em virtude dos professores estarem envolvidos com suas atividades curriculares e cumprindo somente o conteúdo dessas. A escola como instituição de ensino e inclusão social deve oportunizar espaços que possibilitem a desmestificação destes mitos e aquisição de novas informações e o que fazer com elas. Deve ser também um espaço para questionamento a estes adolescentes sedentos por respostas diretas, precisas, pontuais e interessantes.
Objetivo: Desenvolver atividades que visem à promoção e saúde escolar, através do tema sexualidade entre os escolares da 7° série da turma 71 da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Neto.
Metodologia: Iniciou com um projeto piloto, no ano de 2009. Com o público alvo 34 alunos na faixa etária entre 13 e 15 anos, sendo realizados 14 encontros de 45 minutos. Em março de 2010 está previsto a avaliação do projeto.
Análise crítica: O trabalho justifica-se por promover à saúde entre os escolares, a prevenção de DST e AIDS e da gravidez indesejada, assim como esclarecer sobre os mitos que cercam a respeito da sexualidade, proporcionando maior abertura para o diálogo.
Conclusão: Neste espaço teve a pretensão de oportunizar ao aluno momentos de reflexão e questionamentos baseados em novos conhecimentos e também das vivências do aluno, o que lhe possibilitará escolhas mais seguras e proteção. O enfoque de promoção da saúde é amplo e abrangente, pois procura identificar os elementos que atuam no processo da saúde e doença, transformando em agente de saúde, através de modificação das condições de vida.
Palavras-chave: saude escolar, adolescentes, sexualidade |