9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:83-2


Poster (Painel)
83-2A VISITA DE NATAL E PÁSCOA PARA OS PACIENTES DO PROGRAMA DE ACAMADOS NAS UNIDADES DE SAÚDE JD LEOPOLDINA E COSTA E SILVA/SSC/GHC.
Autores:Félix Giambastiani da Costa (SSC/GHC - Serviço de Saúde Comunitária/GHC) ; Paulo Oscar de Oliveira Langoni (SSC/GHC - Serviço de Saúde Comunitária/GHC)

Resumo

Objeto da intervenção: As Unidades Jd Leopoldina (JL) e Costa e Silva (CS) têm sua proposta de trabalho nos princípio da APS, faz parte das suas atividades o acompanhamento dos pacientes do programa dos acamados. Desde 12/06 à 12/09 é planejada em conjunto a realização da visita de Natal e de Páscoa, com a presença do Papai Noel e do coelho nas casas dos pacientes do atendimento domiciliar e/ou idosos com dificuldade de locomoção. Objetivo: Proporcionar aos pacientes um momento de descontração, esperança, fraternidade e solidariedade que reflete o espírito natalino e de páscoa na perspectiva de construir saúde numa lógica que não só a assistencial. Metodologia: Iniciou em 12/06-CS e 12/07-JL, organizada com a participação de trabalhadores e comunidade. Agendamento prévio no máximo para 20 pacientes. Durante a atividade de deslocamento até a residência dos pacientes também haverá distribuição de balas e pirulitos para as crianças. Análise crítica: Está atividade que ocorre há 04 anos têm demonstrando impacto na saúde dos pacientes, adesão ao tratamento, na sua auto-estima e do cuidador. Para as equipes foi uma oportunidade de estreitar o vínculo com os usuários e refletir sobre fraternidade, compreendendo esta como uma forma de produzir saúde. Ou ainda, o fato de os próprios usuários se envolverem com a visita desencadeia a responsabilização pela saúde da comunidade. Um dos pontos marcantes como exemplo foi à usuária da com mais de 100 anos que já esperou a visita com a máscara de coelho emocionando a todos. Conclusão: Compreender o aspecto pessoal, institucional, social e a inter-relação desses fatores e identificá-los como população em vulnerabilidade numa lógica de construção do conhecimento para abordagem de práticas de prevenção. Nesse sentido, necessitamos questionar nossa prática, às vezes centrada em procedimentos técnicos, compreendendo o individuo como agente de sua saúde. O enfoque de promoção da saúde é amplo e abrangente, pois procura identificar os elementos que atuam no processo da saúde e doença, transformando em agente de saúde, através de modificação das condições de vida. Através desta atividade houve uma mudança de paradigmas, refletindo sobre a assistência e a possibilidade de realizar ações de saúde, como esta visita aos pacientes da assistência domiciliar sob outro ponto de vista como o da solidariedade.


Palavras-chave:  atenção a saude, assistencia domiciliar