80-2 | Educação em Saúde nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Divinópolis | Autores: | Heloiza Maria Siqueira Rennó (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; Virgínia Junqueira Oliveira (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) ; Eduardo Sérgio da Silva (UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei) |
Resumo A educação em saúde nas escolas é um estudo de natureza quanti-qualitativa, parte do Programa de extensão e pesquisa “Educação em saúde e meio ambiente: ações integradas para promoção da saúde da criança nas escolas de ensino fundamental da rede municipal urbana Divinópolis.” que tem como objetivo geral desenvolver trabalho intensivo de educação para a saúde voltado para a alimentação saudável e para a prevenção e controle da anemia ferropriva, das helmintíases intestinais e da hipertensão arterial, valorizar e otimizar a escola como um espaço público de convivência e de produção de saúde. O Programa envolve uma parceria entre a Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ e as Secretárias Municipais de Educação e Saúde. As atividades educativas iniciaram-se em 2009 e envolveram professores e estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e bioquímica da UFSJ. Foram desenvolvidas cartilhas, oficinas e peças teatrais abordando temas como controle das parasitoses, cuidados pessoais e de higiene e segurança alimentar e relações entre cuidados com o corpo e com o meio ambiente nas escolas públicas municipais, voltadas para a comunidade escolar. As cartilhas e as peças teatrais foram elaboradas conjuntamente pelos estudantes e professores privilegiando o lúdico e a participação ativa das crianças. A principal estratégia utilizada foi a abordagem do teatro. No primeiro contato com a comunidade escolar foi realizado o teatro de fantoches com adaptação da história do Jeca Tatu, onde os alunos cantaram e participaram o tempo todo. No encerramento das atividades foi apresentado um monólogo sobre a história do Áscaris lumbricóides, onde as crianças eram incentivadas a interagir com o aluno-ator. O processo de avaliação prevê a aplicação de um pré e pós-teste para avaliação de conhecimento das crianças sobre as parasitoses e os cuidados de higiene com o corpo e o ambiente. O pré-teste é realizado antes de qualquer contato com os conteúdos, para avaliar o conhecimento prévio do escolar e o pós-teste será realizado um ano após, para verificar a consolidação do conhecimento de educação em saúde. A análise parcial dos resultados do pré-teste aponta que as crianças possuem um conhecimento empírico sobre as verminoses e os meios de transmissão e que a maioria delas ainda não incorporaram na sua rotina diária os cuidados com o corpo, o ambiente e os hábitos de higiene de forma sistematizada. Palavras-chave: Educação, Saúde, Escolares |