9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:80-1



80-1REFERÊNCIA CURRICULAR DE INTERDISCIPLINARIDADE: CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
Autores:Eliete A. A. Guimarães (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei) ; Heloíza Maria Siqueira Rennó (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei) ; Valéria Conceição Oliveira (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei)

Resumo

Introdução: O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem - PPC, implantado em abril de 2008, pautou-se na busca do enfrentamento das dificuldades para a formação de profissionais resolutivos para com os problemas e necessidades da população, pautados nos processos de mudança no Sistema Único de Saúde. Diante disso a proposta pedagógica do PPC enfatiza a dimensão da saúde coletiva como objeto principal na formação de enfermeiros competentes e comprometidos com o modelo assistencial, tornando-se agente de transformação social. Objetivo: Apresentar um relato de experiência sobre a implantação do currículo integrado do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campos Centro Oeste Dona Lindu (CCO). Metodologia: O PPC adotou a metodologia do currículo integrado, que toma como referência a interdisciplinaridade, deixando de privilegiar o sistema disciplinar de organização curricular e superando a dicotomia teoria – prática. A inserção do estudante de enfermagem se dá desde o primeiro ano acadêmico, na realidade social e de saúde do município de Divinópolis/MG. O propósito é colocá-lo frente às necessidades de saúde das populações de modo que processualmente vá se responsabilizando por elas, buscando intervir sistematicamente. Assim, o currículo se encontra disposto em unidades curriculares voltadas para questões de ordem biológica, psicossociais, éticas/bioéticas e prática da assistência de enfermagem. Considerações finais: O currículo integrado de enfermagem da UFSJ/CCO possibilita um novo modelo de ensino que valoriza a tomada de decisão na prática do cuidado em enfermagem visando a resolução dos problemas da população. Tal modelo confronta-se com o modelo tradicional de ensino onde a estrutura curricular disciplinar acaba por limitar o conhecimento, dicotomizando as bases teóricas e práticas. Esta proposta curricular propicia o desenvolvimento da práxis em enfermagem enfatizando as atitudes autônomas e reflexivas por parte do estudante, confrontando sua cultura e valores com a cultura e valores dos interessados, em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento vital.


Palavras-chave:  Referência, Curricular, Interdisciplinaridade