<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:79-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">79-3</td><td><b>EDUCAO EM SADE NO TRATAMENTO DE HIPERTENSOS </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Marcia Amaral Dal Sasso (UFJF - Faculdade de Enfermagem da UFJFUFJF - Faculdade de Enfermagem da UFJFUFJF - Faculdade de Enfermagem da UFJF) ; <u>Aline Moreira Falci </u> (UFJF - Faculdade de Enfermagem da UFJFUFJF - Faculdade de Enfermagem da UFJFUFJF - Faculdade de Enfermagem da UFJF) ; Maria Cristina Pinto de Jesus (UFJF - Faculdade de Enfermagem da UFJFUFJF - Faculdade de Enfermagem da UFJFUFJF - Faculdade de Enfermagem da UFJF) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>INTRODUO: A hipertenso arterial uma doena crnica de elevada prevalncia cujo tratamento apresenta-se eficaz em seu controle, contudo, a mudana de estilo de vida que se faz necessria um desafio para os hipertensos e para os profissionais de sade, os quais devem realizar uma educao em sade que incentive de fato a adeso ao tratamento. OBJETIVO: Identificar e analisar as aes de educao em sade que contribuem para a adeso ao tratamento da hipertenso arterial. METODOLOGIA: Pesquisa bibliogrfica com os seguintes critrios de incluso: publicaes realizadas entre maro de 2000 a maro de 2009 e indexadas nas bases de dados LILACS, BDENF e SCIELO; textos disponveis na integra nas referidas bases de dados e no idioma portugus. Para discusso da temtica foram usados os 23 artigos que melhor atenderam aos critrios de incluso. RESULTADOS: Muitos educadores em sade trabalham ainda com a idia behaviorista de determinao do comportamento humano e apresentam uma postura hegemnica diante dos educandos, atribuindo valor absoluto s suas 0rientaes, desconsiderando a subjetividade do paciente. necessria uma abordagem da doena mais compreensiva e interpretativa, sustentada scio-culturalmente, que considere as alteraes morfolgicas, funcionais, bioqumicas e psicolgicas dos indivduos envolvidos na problemtica, com polticas mais preventivas e promocionais, menos curativas e assistenciais. O enfermeiro definido como cuidador, dessa forma, deve buscar o tipo de cuidado que os pacientes realmente precisam, fortalecendo a aprendizagem do autocuidado, realizando uma prtica educativa emancipatria que capacita os hipertensos a serem ativos no cuidado da doena. CONCLUSES: A adeso ao tratamento da hipertenso est intimamente relacionada com o envolvimento dos pacientes. A dificuldade em realizar um tratamento que acarreta em mudanas permanentes no estilo de vida agravada pela ausncia de sintomas especficos da doena, dessa forma, os resultados benficos do tratamento no so facilmente observados, fazendo com que muitos retornem ou persistiam no estilo de vida mais fcil e prazeroso. Os profissionais no trabalham apenas com a hipertenso como uma doena, mas com todos os aspectos sociais, econmicos e psicolgicos que perpassam pela adeso ao tratamento. Para que esse aconselhamento alcance seus objetivos, preciso que seja realizado de forma contnua e repetitiva, em todos os contatos do profissional de sade com o paciente.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;EDUCAO EM SAUDE, ENFERMAGEM, HIPERTENSO</td></tr></table></tr></td></table></body></html>