9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:78-2



78-2Abordagem domiciliar na saúde da criança do estágio de fisioterapia da UFJF em uma Unidade Básica de Saúde do município de Juiz de Fora/MG
Autores:Leonardo Henriques Portes (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Maria Alice Junqueira Caldas (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Marcos Souza Freitas (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

INTRODUÇÃO: Os cuidados com a saúde infantil estão entre as ações essenciais do Ministério da Saúde em toda e qualquer oportunidade que se apresente. Portanto, a promoção do nascimento, crescimento, desenvolvimento e alimentação saudáveis são ações que não podem deixar de ser realizadas em toda a sua plenitude, devendo ocorrer um enfoque prioritário para o cuidado às doenças prevalentes e para a vigilância à saúde das crianças de maior risco. OBJETIVO: Descrever as ações do estágio de fisioterapia na Atenção Primária à Saúde (APS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no âmbito da saúde da criança, as quais foram baseadas na integralidade e na prevenção aos indicadores de maior causa às internações hospitalares. MÉTODO: No primeiro semestre de 2009 foi realizado um levantamento das crianças com problemas respiratórios que recebiam intervenções fisioterapêuticas em grupo até o ano anterior, em uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Juiz de Fora/MG. Após esta etapa foram realizadas visitas domiciliares a estas e a outras crianças. Foram trabalhados os principais temas sobre cuidados de saúde, sendo entregues folders informativos. Nestas ações estiveram envolvidos estagiários e docentes do curso de fisioterapia e, em alguns momentos, agentes comunitários e um estagiário de enfermagem. RESULTADOS: Observamos que a maior parte dos domicílios apresentava presença de fatores desencadeantes para as alergias respiratórias, como mofo, umidade e poeira; as orientações não foram suficientes em uma única visita, sendo necessário o retorno para o estabelecimento de vínculo com a família; foram necessárias algumas visitas à escola e à creche da comunidade, as quais também poderiam estar oferecendo condições desencadeantes de problemas; muitas famílias apresentavam condições sócio-econômicas menos favorecidas, sendo necessário o contato com o Centro Regional de Assistência Social (CRAS); a presença do agente comunitário e do estagiário de enfermagem, em algumas visitas, possibilitou uma abordagem mais integral à saúde da família. CONCLUSÃO: Considerando o exposto, destacamos a importância da necessidade de ações intersetoriais e multidisciplinares referentes à promoção integral da saúde da criança. É de fundamental importância a realização de ações que integrem o ensino e os serviços em saúde, além da realização de outros estudos que contemplem a promoção da saúde e prevenção de agravos relacionados à saúde da criança.


Palavras-chave:  Atenção Primária à Saúde, Fisioterapia, Saúde da Criança