9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:73-2


Poster (Painel)
73-2‘Ação-reflexão-ação’: Tarefas Práxicas do Curso de especialização em saúde da família e gestão da atenção básica com ênfase em Linhas de Cuidado como dispositivos para mudanças no processo de trabalho de trabalhadores e gestores da atenção básica
Autores:Carolina Pereira Lobato (DAB/ SESAB - Diretoria de Atenção Básica - SESAB) ; Rebeca Barros (DAB/ SESAB - Diretoria de Atenção Básica - SESAB) ; Amanda Blauth (DAB/ SESAB - Diretoria de Atenção Básica - SESAB) ; José Cristiano Sóster (DAB/ SESAB - Diretoria de Atenção Básica - SESAB) ; Ricardo Souza Heinzelmann (DAB/ SESAB - Diretoria de Atenção Básica - SESAB)

Resumo

A Implantação das Linhas de Cuidado é uma proposta pensada a partir da necessidade de ofertar modos de desenvolver e qualificar o cuidado prestado às pessoas e populações e a gestão necessária para apoiar, desenvolver e acompanhar mudanças de práticas na Atenção Básica. Permite intervir sobre os problemas mais imediatos e, ao mesmo tempo, construir uma estratégia estruturante da organização do processo de trabalho. Propõe também modos de praticar, organizar e gerir o processo de trabalho e os serviços de saúde buscando garantir o cuidado integral do usuário, de modo responsável, coordenado e de acordo com suas necessidades, ao longo de todo o itinerário que esse usuário faz nos serviços de saúde. Para permitir, ou melhor, qualificar a compreensão da importância dessa ampliação de olhar e mudança de práticas na Estratégia de Saúde da Família (ESF), no Estado da Bahia, foi estruturado e ofertado um curso de especialização em saúde da família e gestão da Atenção Básica com ênfase em Linhas de Cuidado. Por meio dessa proposta, os profissionais das equipes de saúde da família e gestão forma envolvidos num processo de educação permanente que buscou compartilhar e desenvolver competências para a produção e organização do cuidado. O curso foi desenvolvido no formato de educação à distância e de maneira semi-presencial. Dentre as atividades do curso, as tarefas práxicas foram aquelas que se destacaram com potencial para promover mudanças de práticas. Isso porque permitiu aos educandos, num movimento de ação-reflexão-ação, revisitarem seu cotidiano de forma pedagógica e problematizadora fazendo com que os mesmos pudessem ampliar o olhar e experimentar novas tecnologias e ferramentas; analisar dados e situações; aproximar gestores e trabalhadores na perspectiva do apoio institucional, entre outros. A Educação Permanente, foi fundamental para esse processo de pois trabalhadores e gestores tomando em suas próprias situações de trabalho como problema e desafio a serem superados, produziram reflexões e a buscaram por soluções aos problemas concretos durante o curso de especialização. Essa experiência qualificou os processos de trabalho destes profissionais, estimulou a produção e socialização de saberes e saber-fazeres de modo que todos ampliaram suas caixas de ferramentas.


Palavras-chave:  Educação Permanente em Saúde, Educação à Dstância, Práxis