<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:73-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">73-2</td><td><b> Ao-reflexo-ao : Tarefas Prxicas do Curso de especializao em sade da famlia e gesto da ateno bsica com nfase em Linhas de Cuidado como dispositivos para mudanas no processo de trabalho de trabalhadores e gestores da ateno bsica</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Carolina Pereira Lobato </u> (DAB/ SESAB - Diretoria de Ateno Bsica - SESAB) ; Rebeca Barros (DAB/ SESAB - Diretoria de Ateno Bsica - SESAB) ; Amanda Blauth (DAB/ SESAB - Diretoria de Ateno Bsica - SESAB) ; Jos Cristiano Sster (DAB/ SESAB - Diretoria de Ateno Bsica - SESAB) ; Ricardo Souza Heinzelmann (DAB/ SESAB - Diretoria de Ateno Bsica - SESAB) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A Implantao das Linhas de Cuidado uma proposta pensada a partir da necessidade de ofertar modos de desenvolver e qualificar o cuidado prestado s pessoas e populaes e a gesto necessria para apoiar, desenvolver e acompanhar mudanas de prticas na Ateno Bsica. Permite intervir sobre os problemas mais imediatos e, ao mesmo tempo, construir uma estratgia estruturante da organizao do processo de trabalho. Prope tambm modos de praticar, organizar e gerir o processo de trabalho e os servios de sade buscando garantir o cuidado integral do usurio, de modo responsvel, coordenado e de acordo com suas necessidades, ao longo de todo o itinerrio que esse usurio faz nos servios de sade. Para permitir, ou melhor, qualificar a compreenso da importncia dessa ampliao de olhar e mudana de prticas na Estratgia de Sade da Famlia (ESF), no Estado da Bahia, foi estruturado e ofertado um curso de especializao em sade da famlia e gesto da Ateno Bsica com nfase em Linhas de Cuidado. Por meio dessa proposta, os profissionais das equipes de sade da famlia e gesto forma envolvidos num processo de educao permanente que buscou compartilhar e desenvolver competncias para a produo e organizao do cuidado. O curso foi desenvolvido no formato de educao distncia e de maneira semi-presencial. Dentre as atividades do curso, as tarefas prxicas foram aquelas que se destacaram com potencial para promover mudanas de prticas. Isso porque permitiu aos educandos, num movimento de ao-reflexo-ao, revisitarem seu cotidiano de forma pedaggica e problematizadora fazendo com que os mesmos pudessem ampliar o olhar e experimentar novas tecnologias e ferramentas; analisar dados e situaes; aproximar gestores e trabalhadores na perspectiva do apoio institucional, entre outros. A Educao Permanente, foi fundamental para esse processo de pois trabalhadores e gestores tomando em suas prprias situaes de trabalho como problema e desafio a serem superados, produziram reflexes e a buscaram por solues aos problemas concretos durante o curso de especializao. Essa experincia qualificou os processos de trabalho destes profissionais, estimulou a produo e socializao de saberes e saber-fazeres de modo que todos ampliaram suas caixas de ferramentas.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao Permanente em Sade, Educao Dstncia, Prxis</td></tr></table></tr></td></table></body></html>