<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:70-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">70-2</td><td><b>Percursos da educao profissional na sade bucal: narrativas das experincias no RS</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Cristine Maria Warmling </u> (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulET-SUS/RS - Escola Tcnica de Sade do SUS/RS) ; Luciane Maria Pezzato (PUC/CAMPINAS - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas) ; Rosemarie Dorigon Reinhardt (ET-SUS/RS - Escola Tcnica de Sade do SUS/RS) ; Letcia de Carvalho Arajo (ULBRA - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL) ; Hedi B. Daniel (ET-SUS/RS - Escola Tcnica de Sade do SUS/RS) ; Alexandre Gamba (ET-SUS/RS - Escola Tcnica de Sade do SUS/RS) ; Julio Baldisserotto (GHC - Grupo Hospitalar ConceioUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este trabalho prope-se a problematizar a formao tcnica de nvel mdio na rea da sade bucal, a partir da sua capacidade de integrao com as polticas e servios de sade bucal. A problematizao foi realizada tendo como principal base emprica de referncia as experincias de formao desenvolvidas no estado do RS financiadas pela rubrica da poltica de educao permanente do ano de 2007. Especial ateno foi direcionada a Escola Tcnica do SUS/RS. Foram analisados planos de curso e documentos, assim como, questionrios fechados e semi-abertos usados para a coleta de informaes aos trabalhadores, docentes, alunos, coordenadores tcnicos e pedaggicos. Algumas perguntas serviram de guia para as reflexes: Qual a capacidade em afetar a organizao das polticas de sade bucal, que tem sido gerada nos processos de formao desses profissionais? Como possvel gerar processos de formao direcionados ao trabalho e a vida? Pretende-se instigar a reflexo sobre os desafios enfrentados hoje nos processos de educao profissional na sade bucal no SUS. Foram analisadas seis experincias das seguintes regionais de sade: 8 - Cachoeira do Sul (40 vagas/600 horas), 13 - Santa Cruz do Sul: (35 vagas/600 h), 16 - Lageado: (25 vagas/600 h), 15 - Palmeiras das Misses: (45 vagas/600 h),17 - Iju: (45 vagas/600 h). A anlise do questionrio semi-aberto demonstrou que das cinco regionais de sade estudadas apenas uma delas questionou a ocorrncia de mudanas na qualidade do servio aps a formao das Auxiliares de Sade Bucal, pois a gesto no esteve presente e, consequentemente, os servios no se envolveram neste processo como deveriam. As demais regionais acreditam que haver mudanas positivas nos servios mesmo com algumas dificuldades operacionais. Proporcionalmente ao grau de inovao que tem significado processos de Educao Profissional para o SUS no estado do RS, encontram-se as dificuldades enfrentadas pela Escola Tcnica do SUS/RS em implementar uma filosofia de atuao que oriente os processo de formao no SUS. No tem sido fcil colocar na pauta das Polticas de Sade Bucal e de Educao Permanente e Profissional, municipais e estadual, a questo da formao profissional tcnica de nvel mdio para trabalhadores da sade bucal no SUS com qualidade e no sentido de reconfigurar abordagens pedaggicas, tcnicas e polticas dos trabalhadores e das prprias polticas.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao profissional, educao em sade, odontologia</td></tr></table></tr></td></table></body></html>