9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:70-1


Poster (Painel)
70-1INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO ESTÁGIO DA ATENÇÃO BÁSICA DA FOUFRGS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
Autores:Vania Maria Aita Lemos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Ramona Fernanda Ceriotti Toassi (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Cristine Maria Warmling (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Sônia Maria Blauth de Slavutzky (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Eloá Rossoni (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Eliane Flores (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Arisson Rocha da Rosa (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Vinicius Graff (PMPOA - Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Resumo

Introdução: As políticas de reformulação curricular, através de suas diretrizes, determinaram que os Cursos de Odontologia do Brasil mudassem o sentido que tradicionalmente sempre foi imposto na formação do Cirurgião-Dentista. Objetivos: O objetivo principal deste trabalho foi o descrever e analisar como está se processando no estágio em atenção básica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, uma das principais diretrizes das políticas de reformulação curricular: a integração ensino-serviço-comunidade. Metodologia: O estudo baseou sua análise em práticas curriculares de integração ensino-serviço-comunidade desenvolvidas no transcorrer do segundo semestre do ano de 2009 pelo estágio em atenção básica. Procurou-se apresentar discussão sobre os desafios e perspectivas da experiência. Um conjunto organizado de documentos técnicos e pedagógicos foi analisado: plano de ensino, documentos didáticos, textos técnicos e didáticos, dinâmicas pedagógicas, seminários e atividades discentes, atas de discussões docentes e relatórios finais de estágio. O relatório final da oficina com preceptores dos serviços, estudantes e docentes, assim como, no estudo realizado com estudantes do décimo semestre do curso que já haviam passado pela experiência do estágio. Resultados: As potencialidades das experiências de integração ensino-serviço-comunidade foram: a atuação da saúde bucal com o foco em famílias, o aumento da produtividade aliado a troca de experiências, a organização de indicadores de saúde no diagnóstico situacional, a discussão de casos clínicos, o trabalho em equipe, a motivação dos profissionais dos serviços e a interdisciplinaridade. Quanto aos desafios: a incerteza do preceptor com relação ao desempenho do seu papel, a visão das equipes gestoras quanto a importância da formação do aluno no serviço, a preocupação com as perdas de produtividade, a insegurança do estudante para lidar com realidades sociais complexas, as dificuldades financeiras, materiais e estruturais dos serviços e alta demanda populacional aliada a uma baixa resolutividade das ações de saúde bucal. Conclusão: Acredita-se que a integração do ensino no serviço pode ser um dos eixos fundamentais do processo concomitante de mudança pretendido, tanto no ensino superior como nos modelos e práticas públicos. Mas, para que isso seja possível, torna-se necessário a análise e divulgação de como essas experiências vem sendo desenvolvidas, seus embates e suas conquistas.


Palavras-chave:  ensino odontológico, atenção básica em saúde, educação e saúde