9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:68-3


Poster (Painel)
68-3TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS (TMC)EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL ESPECIALIZADO EM FEIRA DE SANTANA,BA,2010.
Autores:Magda Nascimento Medeiros de Sousa (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Carlito Lopes Nascimento Sobrinho (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Jonaldo André da Costa (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Marina Vieira Silva (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Davi Félix Martins Júnior (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; André Jorge Maia de Sousa (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA)

Resumo

Os Transtornos Mentais Comuns (TMC) apresentam elevada prevalência em populações gerais e de trabalhadores, com conseqüências individuais e sociais importantes. O objetivo desse trabalho foi estimar a prevalência de “suspeitos” de TMC e de casos positivos ao Teste CAGE (bebedores-problema) em profissionais de enfermagem de um Hospital Especializado em Feira de Santana, Bahia. Realizou-se um estudo epidemiológico de Corte Transversal, utilizando na coleta de dados um questionário auto-aplicável, não identificado, com destaque para itens relativos a aspectos sócio-demográficos, características do trabalho, hábitos de vida e “suspeitos” de TMC e de bebedores-problema (Self Reporting Questionnaire, SRQ-20; Teste CAGE). As informações foram processadas e analisadas utilizando-se o programa SPSS 9.0 da Sala de Situação e Análise Epidemiológica e Estatística do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (SSAEE/DSAU/UEFS). Os profissionais de enfermagem referiram sobrecarga de trabalho e baixa remuneração. As queixas de saúde mais freqüentes estavam relacionadas à postura corporal e à saúde mental. A prevalência de “suspeitos” TMC foi de 14,6%. O teste CAGE triou 3,6% de indivíduos como bebedores-problema. As condições de trabalho e saúde observadas apontam para a necessidade de mudanças na organização do trabalho de enfermagem no hospital estudado.


Palavras-chave:  Prevalência, Profissionais de Enfermagem, Transtornos Mentais Comuns