9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:68-2


Poster (Painel)
68-2MODELO DEMANDA-CONTROLE E TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL EM FEIRA DE SANTANA-BA,2.
Autores:Magda Nascimento Medeiros de Sousa (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Carlito Lopes Nascimento Sobrinho (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Marina Vieira Silva (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Jonaldo André Costa (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA)

Resumo

Estudo epidemiológico de Corte Transversal, que buscou identificar uma possível associação entre demandas psicológicas, grau de controle e presença de suporte social no trabalho (aspectos psicossociais do trabalho, medido pelo JCQ) e a prevalência de “suspeitos” de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em profissionais de enfermagem de um Hospital Especializado. A coleta foi realizada por meio de questionário auto-aplicável, não identificado, com destaque para a demanda-controle-suporte e “suspeita” de TMC (Self Reporting Questionnaire, SRQ-20). Os dados foram processados e analisados utilizando-se o programa SPSS 9.0. A prevalência de “suspeita” de TMC nos profissionais pesquisados foi de 14,6%. No modelo demanda-controle a situação de alta exigência (Baixo controle e alta demanda) apresentou maior prevalência (24,0%). As dimensões psicossociais do trabalho mostraram-se relevantes na ocorrência de casos “suspeitos” de TMC nesta população e confirmou a principal predição do modelo demanda-controle: de que o trabalho em alta exigência concentra os maiores riscos à saúde dos trabalhadores.


Palavras-chave:  Prevalência, Profissionais de Enfermagem, Transtorno Mental Comum