9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:67-3



67-3O PET-SAÚDE DA UNOCHAPECÓ E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CHAPECÓ-SC: AS EXPERIÊNCIAS DOS TUTORES
Autores:Altamir Trevisan Dutra (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Liane Keitel (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Deborah Amorim (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Fatima Ferretti (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Lucimare Ferraz (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Elizabeth Correa (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Maira Tellechea da Silva (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó)

Resumo

O PET-SAÚDE da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECO e Secretaria Municipal de Saúde - SMS de Chapecó/SC, constituiu-se em um dispositivo para viabilizar e potencializar a relação ensino-serviço entre estudantes e professores de cursos da área da saúde e profissionais da rede de serviços. Abordamos, neste relato, as experiências pedagógicas dos tutores, no período de maio de 2009 a março de 2010. Iniciamos pelo estudo de temas gerais, relacionados ao processo saúde/doença, como território, atenção básica, estratégia de saúde da família, metodologias de pesquisa e avaliação, instrumentos de diagnóstico, busca de informações em banco de dados, e outros necessários para entender a realidade loco-regional. A partir disto foram organizamos 18 grupos divididos entre 6 tutores, 36 preceptores e 84 estudantes. Cada grupo elaborou um projeto de pesquisa a partir de um problema da rede.. Este processo se deu mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar e contribuiu para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades da região e às políticas de saúde, articulando ensino e serviço na área da saúde. Cada tutor exerceu a tutoria acadêmica de 3 grupos, que teve como principal atribuição a orientação da produção de conhecimento relevante na área da atenção básica em saúde, a reflexão sobre a realidade, a discussão da importância de estudos não reducionistas sobre os problemas, para a eleição futura de estratégias de intervenção, e o desafio em discutir praticas vigentes no cotidiano de atuação. As pesquisas foram socializadas com as instituições parceiras. Cada experiência de pesquisa implicou na elaboração de projetos de intervenção, apresentados a comunidade e aos segmentos pertinentes ao problema. As vivências de tutoria evidenciaram a importância do trabalho em equipe multiprofissional e da indissociabilidade realidade, academia, teoria e prática. Entre as dificuldades evidenciaram-se: problemas de articulação de horários, atividades não previstas no projeto e o desenvolvimento de práticas em período de férias. A relevância dos temas, a participação e o envolvimento dos estudantes e preceptores no processo de seleção do tema, local e sujeitos do estudo foram efeitos mais significativos para atender aos objetivos propostos. Para o próximo projeto PET-SAÙDE o desafio será o de articular a continuidade dos projetos elaborados com um processo de aprendizagem permanente.


Palavras-chave:  PET-SAÚDE, ENSINO_SERVIÇO