<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:67-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">67-3</td><td><b>O PET-SADE DA UNOCHAPEC E SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DE CHAPEC-SC: AS EXPERINCIAS DOS TUTORES</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Altamir Trevisan Dutra </u> (UNOCHAPEC - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Liane Keitel (UNOCHAPEC - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Deborah Amorim (UNOCHAPEC - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Fatima Ferretti (UNOCHAPEC - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Lucimare Ferraz (UNOCHAPEC - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Elizabeth Correa (UNOCHAPEC - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Maira Tellechea da Silva (UNOCHAPEC - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O PET-SADE da Universidade Comunitria da Regio de Chapec  UNOCHAPECO e Secretaria Municipal de Sade - SMS de Chapec/SC, constituiu-se em um dispositivo para viabilizar e potencializar a relao ensino-servio entre estudantes e professores de cursos da rea da sade e profissionais da rede de servios. Abordamos, neste relato, as experincias pedaggicas dos tutores, no perodo de maio de 2009 a maro de 2010. Iniciamos pelo estudo de temas gerais, relacionados ao processo sade/doena, como territrio, ateno bsica, estratgia de sade da famlia, metodologias de pesquisa e avaliao, instrumentos de diagnstico, busca de informaes em banco de dados, e outros necessrios para entender a realidade loco-regional. A partir disto foram organizamos 18 grupos divididos entre 6 tutores, 36 preceptores e 84 estudantes. Cada grupo elaborou um projeto de pesquisa a partir de um problema da rede.. Este processo se deu mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar e contribuiu para a formao de profissionais de sade com perfil adequado s necessidades da regio e s polticas de sade, articulando ensino e servio na rea da sade. Cada tutor exerceu a tutoria acadmica de 3 grupos, que teve como principal atribuio a orientao da produo de conhecimento relevante na rea da ateno bsica em sade, a reflexo sobre a realidade, a discusso da importncia de estudos no reducionistas sobre os problemas, para a eleio futura de estratgias de interveno, e o desafio em discutir praticas vigentes no cotidiano de atuao. As pesquisas foram socializadas com as instituies parceiras. Cada experincia de pesquisa implicou na elaborao de projetos de interveno, apresentados a comunidade e aos segmentos pertinentes ao problema. As vivncias de tutoria evidenciaram a importncia do trabalho em equipe multiprofissional e da indissociabilidade realidade, academia, teoria e prtica. Entre as dificuldades evidenciaram-se: problemas de articulao de horrios, atividades no previstas no projeto e o desenvolvimento de prticas em perodo de frias. A relevncia dos temas, a participao e o envolvimento dos estudantes e preceptores no processo de seleo do tema, local e sujeitos do estudo foram efeitos mais significativos para atender aos objetivos propostos. Para o prximo projeto PET-SADE o desafio ser o de articular a continuidade dos projetos elaborados com um processo de aprendizagem permanente.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;PET-SADE, ENSINO_SERVIO</td></tr></table></tr></td></table></body></html>