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67-2 | O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNOCHAPECÓ E AS MUDANÇAS NO CURRÍCULO A PARTIR DO PRÓ-SAÚDE | Autores: | Altamir Trevisan Dutra (UNOCHAPECÓ - Universidade da Região de Chapecó) |
Resumo O Curso de Educação Física - Licenciatura e Bacharelado da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ tem como objetivo formar profissionais com competências, habilidades e conhecimentos técnico-científicos, éticos, políticos, filosóficos e didático-pedagógicos, qualificando-os para intervir de forma crítica e reflexiva no contexto escolar e não escolar. No contexto não escolar o curso busca implantar perspectivas acadêmicas relacionadas com os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, através da articulação com projetos do PRÓ-SAÚDE. Este estudo busca relatar as experiências que expressam as mudanças no currículo do curso de Educação Física da UNOCHAPECÓ que promoveram um processo de aproximação com diretrizes do pró-saúde e suas contribuições para a mudança na formação. Em 2009 o curso de Educação Física reformulou seu projeto curricular, incluindo disciplinas que tratam das questões do Sistema Único de Saúde. Trata-se das disciplinas Educação Física, Saúde e Sociedade I e II, e um Estágio no SUS. Além das disciplinas foi organizado o módulo “Saúde e Sociedade”. No Módulo “Saúde e Sociedade” esta descrita a organização e forma de articulação de um conjunto de componentes curriculares/competências, cuja afinidade é definida pelo objeto comum de estudos – o ser humano e sua relação consigo, com os outros e o mundo - e por pontos de intersecção disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, cujas especificidades ocorrem pelos focos diferenciados, de onde decorrem peculiaridades metodológicas importantes de serem preservadas e problematizadas. Os componentes curriculares estão em fase de estruturação, organizados por unidades de conhecimentos e competências. Os conhecimentos tratam de concepções e práticas de saúde, determinantes de saúde, institucionalização das práticas e as ações de responsabilidade do professor de Educação Física de práticas corporais/atividades físicas no SUS. Além disso, estudos sobre princípios e organização do SUS. Dentre as dificuldades podemos relatar a falta do profissional de educação física nas unidades de saúde, fato referido pelos estudantes. O módulo “Saúde e Sociedade” foi avaliado pelos professores do curso, onde cada plano de ensino esta em processo de organização para articular com os eixos, vetores e estágios do PRÓ-SAÚDE. Em 2010 estamos em um processo de implantação de metodologias ativas que abordem conhecimentos e competências de forma a aproximar o ensino dos serviços de saúde. Palavras-chave: Educação Física, PRÓ-SAÚDE, CURRÍCULO |