<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:67-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">67-2</td><td><b>O CURSO DE EDUCAO FSICA DA UNOCHAPEC E AS MUDANAS NO CURRCULO A PARTIR DO PR-SADE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Altamir Trevisan Dutra </u> (UNOCHAPEC - Universidade da Regio de Chapec) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O Curso de Educao Fsica - Licenciatura e Bacharelado da Universidade Comunitria da Regio de Chapec - UNOCHAPEC tem como objetivo formar profissionais com competncias, habilidades e conhecimentos tcnico-cientficos, ticos, polticos, filosficos e didtico-pedaggicos, qualificando-os para intervir de forma crtica e reflexiva no contexto escolar e no escolar. No contexto no escolar o curso busca implantar perspectivas acadmicas relacionadas com os princpios do Sistema nico de Sade  SUS, atravs da articulao com projetos do PR-SADE. Este estudo busca relatar as experincias que expressam as mudanas no currculo do curso de Educao Fsica da UNOCHAPEC que promoveram um processo de aproximao com diretrizes do pr-sade e suas contribuies para a mudana na formao. Em 2009 o curso de Educao Fsica reformulou seu projeto curricular, incluindo disciplinas que tratam das questes do Sistema nico de Sade. Trata-se das disciplinas Educao Fsica, Sade e Sociedade I e II, e um Estgio no SUS. Alm das disciplinas foi organizado o mdulo  Sade e Sociedade . No Mdulo  Sade e Sociedade esta descrita a organizao e forma de articulao de um conjunto de componentes curriculares/competncias, cuja afinidade definida pelo objeto comum de estudos  o ser humano e sua relao consigo, com os outros e o mundo - e por pontos de interseco disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, cujas especificidades ocorrem pelos focos diferenciados, de onde decorrem peculiaridades metodolgicas importantes de serem preservadas e problematizadas. Os componentes curriculares esto em fase de estruturao, organizados por unidades de conhecimentos e competncias. Os conhecimentos tratam de concepes e prticas de sade, determinantes de sade, institucionalizao das prticas e as aes de responsabilidade do professor de Educao Fsica de prticas corporais/atividades fsicas no SUS. Alm disso, estudos sobre princpios e organizao do SUS. Dentre as dificuldades podemos relatar a falta do profissional de educao fsica nas unidades de sade, fato referido pelos estudantes. O mdulo  Sade e Sociedade foi avaliado pelos professores do curso, onde cada plano de ensino esta em processo de organizao para articular com os eixos, vetores e estgios do PR-SADE. Em 2010 estamos em um processo de implantao de metodologias ativas que abordem conhecimentos e competncias de forma a aproximar o ensino dos servios de sade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao Fsica, PR-SADE, CURRCULO</td></tr></table></tr></td></table></body></html>