9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:64-1



64-1O Trilhar de uma mudança: construindo novas práticas pedagógicas na formação de fonoaudiólogos.
Autores:Fabiana de Oliveira (IPA - Centro Universitário Metodista IPA)

Resumo

INTRODUÇÃO: Este resumo é fruto do trabalho de conclusão do Curso de Ativação de Processos de Mudanças, cuja proposta foi evidenciar o papel enquanto ativador frente à ativação de processos de mudança na formação superior em saúde, com base nas potencialidades e limitações de seu contexto específico. Desencadeou-se um processo de mudança no núcleo de saúde coletiva, envolvendo disciplinas teóricas e práticas do curso de Fonoaudiologia, no sentido de re-significar o papel e a importância das mesmas na formação do profissional. OBJETIVOS: O principal objetivo deste trabalho é tecer uma reflexão crítica, a partir de minha aldeia, de uma situação de mudança promovida na formação de profissionais na área da Fonoaudiologia, evidenciando assim que é possível promover mudanças efetivas na graduação da área da saúde. MÉTODOS: Trata-se de uma análise qualitativa, a partir do relato de uma situação, onde o trabalho busca problematizar esta realidade e discutir acerca das mudanças promovidas no cenário, bem como os efeitos da mesma para a resolução da problemática apresentada. RESULTADOS: Verificou-se que a partir da ativação de processos importantes, como uma integração maior com as demais núcleos de disciplinas do curso, reformulação curricular, ampliação de carga horária, aprofundamento teórico na temática da saúde coletiva, ocorre um re-significar do lugar dessas disciplinas, tanto para os alunos, como para o próprio curso e às instituições parceiras. Inicia uma nova a visão quebrando a leitura preventiva e assistencialista centrada na doença. Desta forma se percebe que questões realmente problematizadoras passam a ser levadas para a prática. CONCLUSÕES:Acreditamos que pensar em práticas pedagógicas na saúde é pensar na articulação dos campos saúde e educação, que devem andar juntos e não sobrepostos, a saúde não está para educação como um conteúdo a ser transmitido nos espaços restritivos da sala de aula. Existe uma aproximação de dois campos singulares do fazer humano, como diz Schaedler e Almeida (2001), estes são lugares de produção de vida. Entendemos que muito mais do que de uma mudança na forma-ação acadêmica, buscou-se implantar uma visão da saúde mais humana e transformadora da realidade.


Palavras-chave:  Fonoaudiologia, Graduação, Saúde