9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:62-1



62-1Inserção dos sujeitos-trabalhadores na definição das propostas de Educação Permanente
Autores:Camila Pinno (UFSM/CESNORS - Universidade Federal de Santa Maria) ; Luiz Anildo Anacleto da Silva (UFSM/CESNORS - Universidade Federal de Santa Maria) ; Gianfábio Pimentel Franco (UFSM/CESNORS - Universidade Federal de Santa Maria) ; Marines Tambara Leite (UFSM/CESNORS - Universidade Federal de Santa Maria) ; Vera Márcia Lenhen Lima (15ª CRS - 15ª Coordenadoria Regional da Saúde) ; Noemi Saraiva (15ª CRS - 15ª Coordenadoria Regional da Saúde)

Resumo

Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) parte da concepção educativa que permite aos sujeitos aprender a apreender, construir conhecimentos para promover a autonomia individual e coletiva, de estar conectado com o seu meio cultural, profissional. Assim, o processo educativo se dá para, com e através dos sujeitos e é em razão destes e o compromisso social que se projeta a educação no trabalho. O Objetivo esteve em conhecer como se dá a participação dos sujeitos-trabalhadores na definição das propostas de EPS que fomentam os planos regionais nas Coordenadorias de Saúde no Estado do Rio Grande do Sul. Metodologicamente esta pesquisa pode ser classificada como qualitativa, descritiva e exploratória. Sujeitos da pesquisa: coordenadores e membros das Comissões Permanentes de Integração Ensino Serviço (CIES). Amostra: 20 sujeitos. Método: formulário com questões semi-estruturadas. Os resultados evidenciam duas categorias, primeira: “a inserção dos trabalhadores na definição das propostas de EPS”, com a estrutura de resposta: “o CIES como fórum de participação dos trabalhadores nas definições das propostas de educação”, esta proporciona a participação dos sujeitos-trabalhadores através do CIES em feitio de reuniões, rodas de discussão. Contribuem apresentando as dificuldades e necessidades em relação à EPS. Auxiliando no planejamento, elaboração e execução de atividades de EPS. A segunda categoria: “não participação dos trabalhadores nos programas de EPS”, constitui-se de duas estruturas de resposta: “não chamamento a participar das discussões envolvendo propostas de EPS” e “fragmentação no processo de trabalho em saúde”. Nesta segunda categoria, a primeira estrutura de resposta, expõe que por parte de superiores não ampère o convite aos sujeitos-trabalhadores para que estes possam participar das definições de propostas de EPS. Na segunda estrutura; o entendimento fragmentário entre saúde e educação, por parte dos trabalhadores, e a gestão partilhada no processo de trabalho induz á não participação destes. Conclusão: mostra a pesquisa que há envolvimento dos sujeitos-trabalhadores nas definições das propostas através do CIES, que se torna fórum de discussão sobre EPS. Contudo; a carência em relação ao conhecimento sobre EPS e a fragmentação no trabalho, ainda dificultam a intersetorialidade e institucionalidade, como prevê a Portaria GM/MS nº 1.996. MS; 2007, para a definição de propostas de EPS.


Palavras-chave:  definições educativas, educação permanente em saúde, Participação dos sujeitos-trabalhadores