61-1 | CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA
| Autores: | Ramona Fernanda Ceriotti Toassi (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Claus Dieter Stobäus (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulUNILASALLE - Universidade La Salle) ; Juan José Mouriño Mosquera (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) ; Samuel Jorge Moysés (PUCPR - Pontifícia Universidade do ParanáUFPR - Universidade Federal do Paraná) |
Resumo O propósito da pesquisa foi compreender o desenvolvimento do processo de construção e implantação de um currículo integrado para o curso de Odontologia, baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, em uma Universidade Comunitária no Sul do Brasil. Foi apresentada a perspectiva dos estudantes, professores e equipe diretiva da Universidade investigada. A abordagem metodológica escolhida buscou guardar coerência com o problema de estudo e, para tanto, utilizou-se o estudo de Caso, numa perspectiva de análise qualitativa. A coleta de dados incluiu entrevistas, análise de documentos e observação participante. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Observou-se um longo e complexo processo de elaboração da nova estrutura curricular, especialmente no que se referiu à participação e motivação de professores no curso de Odontologia. Houve dificuldades iniciais no entendimento da proposta de currículo integrado por professores e estudantes. Ainda assim, o método proposto foi bem recebido e avaliado pelos estudantes nos diferentes semestres do curso. Os nós críticos de maior densidade do processo de mudança curricular incluíram a falta de integralidade, organização e comunicação dentro e entre os módulos; desconhecimento, por parte dos professores da nova proposta curricular integrada; a forma de contratação dos professores na instituição; a dificuldade no processo de avaliação dos estudantes; o despreparo do coordenador do curso e a falta de capacitações para o colegiado do curso de Odontologia. Entende-se que mudanças curriculares acontecem em processo. Ou seja, precisam de algum tempo para que os resultados esperados apareçam e consigam transformar o cenário educacional em que se encontram por meio da adaptação de seus integrantes. A visão dos desafios apresentados e discutidos em relação a um currículo integrado para o curso de Odontologia aponta para a necessidade de repensar todo o processo, reconstruindo continuamente esse currículo. É essencial tratar, especificamente, da questão da mudança do conteúdo e das práticas, entendendo a mudança curricular além dos limites disciplinares, evitando, assim, a utilização de velhas práticas com nova denominação.
Instituição de Fomento: Pesquisa realizada durante curso de Doutorado em Educação, com bolsa CAPES. Palavras-chave: Currículo Integrado, Educação e Saúde, Ensino em Odontologia |