9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:60-2



60-2EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA PUERICULTURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:Aline Marques Acosta (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Renata Alves Falcão (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Jéssica Strube Holztrattner (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Caracterização do problema: A puericultura é uma ferramenta útil para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Voltada para a prevenção e promoção da saúde, é uma oportunidade do enfermeiro de realizar ações de educação em saúde com a família e com a comunidade em que a criança está inserida. Consultas de Enfermagem e visitas domiciliares são importantes formas de realizar esta educação. O presente trabalho relata a experiência de acadêmicos de Enfermagem no Programa de Puericultura obtida durante estágios em uma Unidade Básica de Saúde e uma unidade de Estratégia de Saúde da Família em Porto Alegre. Descrição da experiência: Foram realizadas visitas domiciliares e consultas de Enfermagem com as famílias da população infantil menor de um ano da área de atuação das unidades. Foi posta em prática a orientação e educação à família com cuidados com imunização, alimentação, higiene, conforto e prevenção de acidentes, sendo necessário o uso de estratégias de intervenção apoiadas pelo diálogo e conscientização. As consultas eram baseadas na Sistematização da Assistência em Enfermagem, a fim de avaliar o crescimento e desenvolvimento da criança, realizar orientações aos familiares e registrar adequadamente o que foi observado/conversado. As visitas domiciliares auxiliaram na compreensão da realidade em que as famílias estavam inseridas, assim como para planejar formas possíveis de modificar padrões de comportamento e eliminar problemas no cuidado à criança. Percebeu-se que existia um vínculo forte entre a família e os profissionais, pois a maioria já freqüentava ou tinha feito acompanhamento pré-natal nas unidades de saúde. Isso facilitou para que as estudantes em ganhassem a confiança dos usuários e construíssem, também, um vínculo com as famílias atendidas. Efeitos alcançados: Os estágios proporcionaram às discentes o aprendizado no manejo de situações diversas no cuidado à criança e foi fundamental para nortear as diferentes formas de educação em saúde. As experiências vividas foram essenciais na formação acadêmica e profissional das alunas, pois exigia a resolução de problemas reais, sintonizados com a realidade da comunidade. Recomendações: Sugere-se que fossem desenvolvidas mais oportunidades aos estudantes, professores e profissionais da saúde de realizarem trocas de experiências do campo da puericultura, a fim de aumentar os conhecimentos acerca educação em saúde no cuidado à criança e à sua família.


Palavras-chave:  Cuidado do Lactente, Educação em Saúde, Enfermagem