9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:60-1


Poster (Painel)
60-1INTERCÂMBIO ESTUDANTIL NO CANADÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores:Aline Marques Acosta (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Caracterização do problema: O intercâmbio em uma instituição estrangeira proporciona uma experiência única ao aluno. Além do contato e da interação com uma cultura distinta, a inserção em um ambiente acadêmico diferente da universidade natal possibilita um crescimento singular, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Em 2009 a Universidade de Toronto acolheu 7.866 alunos internacionais de todas as modalidades. Considerada como a maior universidade do Canadá, é reconhecida também como líder mundial em pesquisa e ensino. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma estudante de graduação em enfermagem em um intercâmbio realizado em Toronto, no Canadá. Como a estudante não tinha bolsa de estudo, a escolha pela universidade e pela disciplina se deu pelo fato de a professora ministrante deixar a participação da aluna. Descrição da experiência: Durante três meses foram freqüentadas aulas sobre pesquisa qualitativa do curso de mestrado da Faculdade de Enfermagem Lawrence S. Bloomberg da Universidade de Toronto. As aulas apresentavam dois momentos distintos, um de discussão teórica, baseado em leituras pré-estabelecidas, outro no qual a professora proferia os conteúdos da disciplina. Freqüentemente eram realizadas leituras em grupo, seguidas de debates sobre os assuntos destacados nos textos. Foram introduzidas aos alunos fundações filosóficas, abordagens e métodos relacionados à pesquisa qualitativa. Durante o curso, foram desenvolvidas duas atividades práticas, uma observação de campo e uma entrevista, a fim de providenciar aos estudantes uma base experimental para debate. Foi realizado um texto reflexivo que discutia a experiência em uma dessas atividades. Efeitos alcançados: Ao final do curso, a aluna de graduação melhorou a capacidade de entender e avaliar a pesquisa qualitativa e se familiarizou com questões críticas acerca desse tema. A troca de experiência com os colegas foi essencial para o crescimento acadêmico e profissional, uma vez que eram discutidas as práticas científicas entre os dois países. As diversas situações em que a aluna se deparou, tais como a mudança de língua e método de estudo, contribuíram para que as habilidades de adaptação e iniciativa fossem desenvolvidas. Recomendações: Oportunidades de intercâmbio entre universidades deveriam ser mais freqüentes, e assim existiria uma maior troca de experiência entre alunos e países para o desenvolvimento da educação e da saúde.


Palavras-chave:  Enfermagem, Intercâmbio Educacional Internacional, Pesquisa Qualitativa