<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:60-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">60-1</td><td><b>INTERCMBIO ESTUDANTIL NO CANAD: UM RELATO DE EXPERINCIA.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Aline Marques Acosta </u> (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Caracterizao do problema: O intercmbio em uma instituio estrangeira proporciona uma experincia nica ao aluno. Alm do contato e da interao com uma cultura distinta, a insero em um ambiente acadmico diferente da universidade natal possibilita um crescimento singular, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Em 2009 a Universidade de Toronto acolheu 7.866 alunos internacionais de todas as modalidades. Considerada como a maior universidade do Canad, reconhecida tambm como lder mundial em pesquisa e ensino. Este trabalho tem como objetivo relatar a experincia de uma estudante de graduao em enfermagem em um intercmbio realizado em Toronto, no Canad. Como a estudante no tinha bolsa de estudo, a escolha pela universidade e pela disciplina se deu pelo fato de a professora ministrante deixar a participao da aluna. Descrio da experincia: Durante trs meses foram freqentadas aulas sobre pesquisa qualitativa do curso de mestrado da Faculdade de Enfermagem Lawrence S. Bloomberg da Universidade de Toronto. As aulas apresentavam dois momentos distintos, um de discusso terica, baseado em leituras pr-estabelecidas, outro no qual a professora proferia os contedos da disciplina. Freqentemente eram realizadas leituras em grupo, seguidas de debates sobre os assuntos destacados nos textos. Foram introduzidas aos alunos fundaes filosficas, abordagens e mtodos relacionados pesquisa qualitativa. Durante o curso, foram desenvolvidas duas atividades prticas, uma observao de campo e uma entrevista, a fim de providenciar aos estudantes uma base experimental para debate. Foi realizado um texto reflexivo que discutia a experincia em uma dessas atividades. Efeitos alcanados: Ao final do curso, a aluna de graduao melhorou a capacidade de entender e avaliar a pesquisa qualitativa e se familiarizou com questes crticas acerca desse tema. A troca de experincia com os colegas foi essencial para o crescimento acadmico e profissional, uma vez que eram discutidas as prticas cientficas entre os dois pases. As diversas situaes em que a aluna se deparou, tais como a mudana de lngua e mtodo de estudo, contriburam para que as habilidades de adaptao e iniciativa fossem desenvolvidas. Recomendaes: Oportunidades de intercmbio entre universidades deveriam ser mais freqentes, e assim existiria uma maior troca de experincia entre alunos e pases para o desenvolvimento da educao e da sade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Enfermagem, Intercmbio Educacional Internacional, Pesquisa Qualitativa</td></tr></table></tr></td></table></body></html>