<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:58-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">58-2</td><td><b>GRUPOS DE EDUCAO EM SADE: EXPERINCIA DA EQUIPE PET-SADE PLANALTINA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Marndia Terres (UPF - Universidade de Passo Fundo) ; Daniela Teixeira Borges (SMS - Secretaria Municipal de Sade) ; Cristiane Barelli (UPF - Universidade de Passo Fundo) ; Helena Fiad Biolo (SMS - Secretaria Municipal de Sade) ; Nadirene vila (SMS - Secretaria Municipal de Sade) ; <u>Anderson Flores </u> (UPF - Universidade de Passo Fundo) ; Rafaela Wagner (UPF - Universidade de Passo Fundo) ; Camile Cabral (UPF - Universidade de Passo Fundo) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>JUSTIFICATIVA: Faz parte da misso da Ateno Bsica aes de sade, no mbito individual e coletivo, que incluam a promoo e proteo da sade, a preveno de agravos. Nessa perspectiva a experincia do trabalho em grupo pode facilitar a produo coletiva de conhecimento e a reflexo acerca da realidade vivenciada pelos seus membros, sendo um importante aspecto para o desenvolvimento de processos reflexivos que apontem estratgias de enfrentamento dos desafios que fazem parte das suas situaes de vida. Alm disso, o Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade (PET-Sade), institudo pela Portaria Interministerial MS/MEC n 1.802, de 26 de agosto de 2008, inspirado no Programa de Educao Tutorial - PET, do Ministrio da Educao, implementado na Universidade de Passo Fundo a partir de maro desse ano preconiza, entre outros objetivos, facilitar o processo de integrao ensino-servio-comunidade trabalhando a interdisciplinaridade na prtica e aproximando o aluno tanto da comunidade como do processo de trabalho na ateno primria. OBJETIVOS: Objetivando trabalhar a interdisciplinaridade entre acadmicos, tutor e preceptores do PET-Sade e visando a promoo e a preveno de sade da comunidade em que atua, o grupo PET Planaltina utilizou-se da metodologia de grupos de educao em sade, integrando o processo de trabalho acadmico e da equipe de sade com as necessidades da populao adstrita. METODOLOGIA: Foram realizados grupos de educao em sade direcionados para a comunidade, na rea de pr-natal, hipertenso e diabetes, orientao para as mes. Os encontros ocorreram no salo da Unidade de Sade e foram organizados pelos acadmicos do PET-Sade supervisionados pelos preceptores e pela tutora. O pblico alvo a que se destinava cada encontro, assim como os demais membros da comunidade local foram convidados pelas Agentes Comunitrias de Sade. RESULTADOS: Os grupos tiveram a participao da equipe de sade composta por mdica, odontloga e enfermeira (preceptoras do PET-Sade), duas tcnicas de enfermagem, sanificadora, digitadora e duas agentes de sade, pela tutora e pelos 15 acadmicos dos cursos de medicina, enfermagem e odontologia que fazem parte do PET-Sade Planaltina. Foram realizados 4 encontros: 2 com gestantes, 1 com diabticos e hipertensos e 1 com mes. Esses grupos ocorreram de maro a novembro de 2009 e contaram com a participao de 7 das 12 gestantes da rea, 30 hipertensos e diabticos e 12 mes, em cada um dos grupos. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Grupos de educao em sade, Interdisciplinaridade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>