Poster (Painel)
58-2 | GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA DA EQUIPE PET-SAÚDE PLANALTINA | Autores: | Maríndia Terres (UPF - Universidade de Passo Fundo) ; Daniela Teixeira Borges (SMS - Secretaria Municipal de Saúde) ; Cristiane Barelli (UPF - Universidade de Passo Fundo) ; Helena Fiad Biolo (SMS - Secretaria Municipal de Saúde) ; Nadirene Ávila (SMS - Secretaria Municipal de Saúde) ; Anderson Flores (UPF - Universidade de Passo Fundo) ; Rafaela Wagner (UPF - Universidade de Passo Fundo) ; Camile Cabral (UPF - Universidade de Passo Fundo) |
Resumo JUSTIFICATIVA: Faz parte da missão da Atenção Básica ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que incluam a promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos. Nessa perspectiva a experiência do trabalho em grupo pode facilitar a produção coletiva de conhecimento e a reflexão acerca da realidade vivenciada pelos seus membros, sendo um importante aspecto para o desenvolvimento de processos reflexivos que apontem estratégias de enfrentamento dos desafios que fazem parte das suas situações de vida. Além disso, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), instituído pela Portaria Interministerial MS/MEC nº 1.802, de 26 de agosto de 2008, inspirado no Programa de Educação Tutorial - PET, do Ministério da Educação, implementado na Universidade de Passo Fundo a partir de março desse ano preconiza, entre outros objetivos, facilitar o processo de integração ensino-serviço-comunidade trabalhando a interdisciplinaridade na prática e aproximando o aluno tanto da comunidade como do processo de trabalho na atenção primária.
OBJETIVOS: Objetivando trabalhar a interdisciplinaridade entre acadêmicos, tutor e preceptores do PET-Saúde e visando a promoção e a prevenção de saúde da comunidade em que atua, o grupo PET Planaltina utilizou-se da metodologia de grupos de educação em saúde, integrando o processo de trabalho acadêmico e da equipe de saúde com as necessidades da população adstrita.
METODOLOGIA: Foram realizados grupos de educação em saúde direcionados para a comunidade, na área de pré-natal, hipertensão e diabetes, orientação para as mães. Os encontros ocorreram no salão da Unidade de Saúde e foram organizados pelos acadêmicos do PET-Saúde supervisionados pelos preceptores e pela tutora. O público alvo a que se destinava cada encontro, assim como os demais membros da comunidade local foram convidados pelas Agentes Comunitárias de Saúde.
RESULTADOS: Os grupos tiveram a participação da equipe de saúde composta por médica, odontóloga e enfermeira (preceptoras do PET-Saúde), duas técnicas de enfermagem, sanificadora, digitadora e duas agentes de saúde, pela tutora e pelos 15 acadêmicos dos cursos de medicina, enfermagem e odontologia que fazem parte do PET-Saúde Planaltina. Foram realizados 4 encontros: 2 com gestantes, 1 com diabéticos e hipertensos e 1 com mães. Esses grupos ocorreram de março a novembro de 2009 e contaram com a participação de 7 das 12 gestantes da área, 30 hipertensos e diabéticos e 12 mães, em cada um dos grupos.
Palavras-chave: Grupos de educação em saúde, Interdisciplinaridade |