9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:58-1



58-1OS ACADÊMICOS DO PET-SAÚDE E A VIVÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores:Anderson Flores (UPF - Universidade de Passo Fundo) ; Daniela Teixeira Borges (UPF - Universidade de Passo Fundo)

Resumo

Caracterização do problema Para cumprir os seus preceitos o SUS deve ser democrático, implicando a participação de todos segmentos no processo de tomada de decisão, assim como no controle sobre a execução das ações e serviços. Mas nem sempre esse desejo de envolvimento está presente, algumas vezes, em pleno exercício da democracia, o sentimento predominante é o da apatia, de afastamento e de impotência. A motivação para que haja este sentimento de participação depende de diversos fatores, a vontade de participar do processo decisório deve estar baseada em valores relacionados às questões de interesse geral para que não prevaleçam interesses particulares ou corporativos. Descrição da experiência No dia 03 de julho de 2009, às 14:00hs, no Centro Social Urbano do bairro Planaltina, em Passo Fundo/RS, aconteceu o programa de rádio transmitido por uma estação de rádio local, denominado “Microfone Democrático”. Evento em que participaram o presidente da associação de moradores do bairro, o tesoureiro da associação de moradores do bairro e coordenador do Centro Social Urbano, profissionais da ESF Planaltina, população em geral, vereadores do município e os acadêmicos do PET-Saúde que desenvolviam suas atividades na Estratégia de Saúde da Família. Essa emissora de rádio promove este evento, com o objetivo de dar voz à população, para que esta tenha um espaço de discussão dos seus problemas e cobrar das autoridades soluções para os mesmos. A rádio divulga previamente o local, o dia e o horário que o evento ocorrerá nas comunidades. Além de fomentar a participação da comunidade em problemas locais e possíveis soluções, oportuniza a divulgação de talentos culturais locais. Efeitos alcançados Para os acadêmicos do PET-Saúde foi uma oportunidade de divulgar o projeto e de estarem mais envolvidos com a comunidade, fazendo parte de diferentes momentos de seu cotidiano, observando como a comunidade se organiza para exercer e reivindicar seus direitos. Recomendações Poucas pessoas foram até o microfone da rádio, o que resultou em poucas manifestações da comunidade em relação à cobrança por resolução de problemas o que evidencia que embora a teoria seja muito louvável, a prática nem sempre funciona tão bem. Há muitos entraves ao controle social do SUS a serem superados.


Palavras-chave:  Diretrizes Curriculares Nacionais, Educação Profissional, PET-Saúde