9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:55-2



55-2ESTÁGIOS DE VIVÊNCIA: POTENCIALIZANDO A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O SUS.
Autores:Alóide Ladeia Guimarães (CETS - Centro de Educação dos Trabalhadoresda Saúde - SMS/CPS - SP) ; Silvia A. M. L. D. Carmona (CETS - Centro de Educação dos Trabalhadoresda Saúde - SMS/CPS - SP)

Resumo

Caracterização do Problema: Segundo a Constituição Federal, é competência da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) o ordenamento da formação de recursos humanos da área da saúde, e segundo a Lei 8080, os serviços públicos que integram o SUS se constituem campo de prática para o ensino. No cotidiano, observa-se que a inserção precoce dos estudantes em estágios técnicos nos serviços de saúde não é suficiente para formar profissionais que conheçam a complexidade da realidade do SUS. Desta forma, o estágio extracurricular se configura como dispositivo de estimulo para a formação de profissional mais crítico e melhor preparado para o trabalho no SUS. Descrição da Experiência: O município de Campinas, desde 2004, experimenta formas de oportunizar aos estudantes de graduação em saúde o conhecimento da realidade do SUS através de estágios que possibilitem sensibilizá-los para a importância do trabalho interdisciplinar, troca de saberes e ampliação da visão sobre as práticas de saúde desenvolvidas nos vários cenários. No período de férias escolares, o Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde – CETS, órgão coordenador da Política de Integração Ensino Serviço, organiza estágios de vivência para grupos de estudantes de diferentes cursos e Instituições de Ensino (IES), os quais têm a duração de 15 dias. Na programação do estágio são incluídas vivências nos eixos de atenção à saúde, controle social, educação e saúde e gestão do SUS e também rodas de conversa sobre diferentes temáticas com profissionais da área, visando a ampliação do conhecimento. Efeitos Alcançados: Tem sido realizado pelo menos um estágio por ano com participação de estudantes de IES conveniadas ao município e estudantes de outras regiões e estados. Observa-se um grande engajamento dos estudantes, inclusive com a participação de alguns deles como facilitadores de estágios subseqüentes, incentivando a construção de autonomia. Recomendações: Entendemos que o gestor do SUS municipal, no cumprimento de seu papel ordenador da formação de recursos humanos para a área de saúde, pode e deve investir nesta modalidade de estágio. O mesmo possibilita aos estudantes conhecer a realidade dos serviços, refletir sobre a importância do trabalho em equipe, ampliar a visão sobre o SUS, contribuindo para a construção do entendimento sobre Integralidade, tanto na ótica do cuidado, quanto na ótica de sistema de saúde.


Palavras-chave:  Vivência, Gestão, Integração