<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:55-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">55-2</td><td><b>ESTGIOS DE VIVNCIA: POTENCIALIZANDO A FORMAO DE PROFISSIONAIS PARA O SUS.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Alide Ladeia Guimares </u> (CETS - Centro de Educao dos Trabalhadoresda Sade - SMS/CPS - SP) ; Silvia A. M. L. D. Carmona (CETS - Centro de Educao dos Trabalhadoresda Sade - SMS/CPS - SP) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><b>Caracterizao do Problema<b>: Segundo a Constituio Federal, competncia da gesto do Sistema nico de Sade (SUS) o ordenamento da formao de recursos humanos da rea da sade, e segundo a Lei 8080, os servios pblicos que integram o SUS se constituem campo de prtica para o ensino. No cotidiano, observa-se que a insero precoce dos estudantes em estgios tcnicos nos servios de sade no suficiente para formar profissionais que conheam a complexidade da realidade do SUS. Desta forma, o estgio extracurricular se configura como dispositivo de estimulo para a formao de profissional mais crtico e melhor preparado para o trabalho no SUS. <b>Descrio da Experincia<b>: O municpio de Campinas, desde 2004, experimenta formas de oportunizar aos estudantes de graduao em sade o conhecimento da realidade do SUS atravs de estgios que possibilitem sensibiliz-los para a importncia do trabalho interdisciplinar, troca de saberes e ampliao da viso sobre as prticas de sade desenvolvidas nos vrios cenrios. No perodo de frias escolares, o Centro de Educao dos Trabalhadores da Sade  CETS, rgo coordenador da Poltica de Integrao Ensino Servio, organiza estgios de vivncia para grupos de estudantes de diferentes cursos e Instituies de Ensino (IES), os quais tm a durao de 15 dias. Na programao do estgio so includas vivncias nos eixos de ateno sade, controle social, educao e sade e gesto do SUS e tambm rodas de conversa sobre diferentes temticas com profissionais da rea, visando a ampliao do conhecimento. <b>Efeitos Alcanados<b>: Tem sido realizado pelo menos um estgio por ano com participao de estudantes de IES conveniadas ao municpio e estudantes de outras regies e estados. Observa-se um grande engajamento dos estudantes, inclusive com a participao de alguns deles como facilitadores de estgios subseqentes, incentivando a construo de autonomia. <b>Recomendaes<b>: Entendemos que o gestor do SUS municipal, no cumprimento de seu papel ordenador da formao de recursos humanos para a rea de sade, pode e deve investir nesta modalidade de estgio. O mesmo possibilita aos estudantes conhecer a realidade dos servios, refletir sobre a importncia do trabalho em equipe, ampliar a viso sobre o SUS, contribuindo para a construo do entendimento sobre Integralidade, tanto na tica do cuidado, quanto na tica de sistema de sade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Vivncia, Gesto, Integrao</td></tr></table></tr></td></table></body></html>