<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:55-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">55-1</td><td><b>TTULO: INTEGRAO ENSINO SERVIO: DE DEVER CONSTITUCIONAL A UMA PARCERIA CONQUISTADA NO COTIDIANO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Alide Ladeia Guimares </u> (CETS / SMS CAMPINAS - Centro de Educao dosTrabalhadores da Sade / SMS Campinas) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><b>Caracterizao do Problema<b>:A Constituio Federal (CF) de 1988 e a Lei 8080/90, que regulamentou o Sistema nico de Sade (SUS), trazem as bases legais para a efetivao de polticas na rea de educao e sade. Segundo a CF, competncia da gesto do SUS o ordenamento da formao de recursos humanos da rea da sade, e a Lei 8080, reconhece que os servios pblicos que integram o SUS se constituem campo de prtica para o ensino e a pesquisa de modo a articular os interesses das Instituies de Educao Superior (IES) e do SUS. No cotidiano, porm, ainda frequente o distanciamento entre as premissas legais e o efetivo cumprimento do papel de ordenador pela maioria dos municpios. <b>Descrio da Experincia<b>: O municpio de Campinas, entendendo a necessidade de aproximao entre as IES e o Sistema de Sade, tem definida uma Poltica de Integrao Ensino-Servio (PIES) coordenada pelo Centro de Educao dos Trabalhadores da Sade (CETS), que alm das discusses sobre demanda e oferta de cenrios de prtica se prope a atuar com protagonismo crescente no processo de formao de profissionais em sade. Atravs do trabalho realizado pela Cmara Tcnica de Ensino Servio, que se rene mensalmente, o municpio de Campinas, cujos servios de sade historicamente se constituem cenrios de prtica para a formao, tem buscado qualificar os campos de estgio, definindo critrios, prazos e fluxos para a realizao dos mesmos, considerando a necessidade de formao de profissionais com perfil adequado para atuar no SUS; criando fruns sistemticos de dilogo com IES, tanto para pactuar quanto avaliar os processos e estimulando a troca de conhecimentos e saberes especficos entre estas e os servios. <b>Efeitos Alcanados<b>: A partir da implantao da PIES, observamos uma crescente responsabilizao das IES e servios com o processo de formao, bem como ampliao da compreenso dos atores envolvidos nesta ao poltica. <b>Recomendaes<b>: Aprendemos cotidianamente sobre a importncia do gestor do SUS ter protagonismo no processo de formao, considerando que o SUS o maior empregador do setor sade. Verificamos que necessrio ampliar continuamente os espaos de dilogo com as IES, buscando a efetivao das mudanas necessrias e contribuindo para transformar a organizao dos servios e dos processos formativos, visando uma prtica de qualidade e a implementao dos princpios e das diretrizes constitucionais do SUS.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Gesto, Integrao, Compromisso</td></tr></table></tr></td></table></body></html>