<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:54-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">54-2</td><td><b>SADE COLETIVA NO AMBIENTE HOSPITALAR: CONTRIBUIO FORMAO MDICA NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Carla Pontes de Albuquerque </u> (SMSDC RJ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE E DEFESA CIVIL DO RJ) ; Denise Lemos Torres (SMSDC RJ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE E DEFESA CIVIL DO RJ) ; Ariana Texeira Braga (UNIRIO - MEDICINA E CIRURGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RJ) ; Humberto Sauro Victorino Machado (UNIRIO - MEDICINA E CIRURGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RJ) ; Jos Teodoro Alves Neto (UNIRIO - MEDICINA E CIRURGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RJ) ; Julia Barcan Morelli (UNIRIO - MEDICINA E CIRURGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RJ) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Freqentemente aes de sade coletivas so mais atribudas ateno bsica, estando a instituio hospitalar mais associada s aes de cunho clnico-individual. A problematizao e a possibilidade de superao dessa dicotomia historicamente constituda fomentam uma cultura formativa comprometida com a resolutividade e a integralidade. Este relato traz reflexes sobre o estgio extra-curricular para graduando(a) de medicina no Hospital Municipal Salles Netto (HMSN), unidade peditrica, com 58 anos de existncia, situado no bairro do Rio Comprido, em regio metropolitana do Rio de Janeiro com reas de asfalto e 22 favelas. No perodo de 2003 a 2008, o Ncleo de Epidemiologia da unidade, recebeu a cada ano um(a) estagirio(a), selecionado(a) por concurso pblico realizado pela SMSDC RJ para acadmico(a) de medicina bolsista (a partir do quinto perodo) na rea de Sade Coletiva. Objetivo:contribuir para uma cultura de educao permanente, envolvendo profissionais, estagirios e usurios, visando uma prtica formativa e de cuidado (individual e coletivo) menos fragmentada e mais inclusiva. Mtodos:integrao do estagirio nos Grupos de Trabalho Interdisciplinar (Preveno da Reinternao; Humanizao e Violncia, Sade do Trabalhador da unidade e Biossegurana), Polo de Asma, Incentivo ao Aleitamento Materno, Preveno e Assistncia Criana com Distrbios Nutricionais, Integrao Sade-Escola);interao rede de apoio social e aes intersetoriais locais; problematizao da Vigilncia Epidemiolgica; planejamento e avaliao dos Programas desenvolvidos na unidade;desenvolvimento de atividades educativas e ldicas. Resultados: nesse estgio, o estudante de medicina teve oportunidade de desenvolver competncias e habilidades com as quais relatou estar menos familiarizado como as comunicacionais, o trabalho multiprofissional, a insero em redes sociais de cuidado, a abordagem da sade coletiva em ambiente hospitalar, o desenvolvimento de prticas educativas mais participativas e a vigilncia sade na perspectiva da cidadania. Concluses e recomendaes: a insero responsvel do estagirio ao cenrio do servio de sade contribui para uma prtica mais reflexiva no cotidiano do servio, mobilizando a comunidade hospitalar a ressignificar seu cotidiano de trabalho perante antigos e novos desafios. O fomento cultura da Educao Permanente incentiva a formao de profissionais mais comprometidos com uma praxis transformadora. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;FORMAO MDICA EXTRA CURRICULAR NO SUS, SADE COLETIVA, CULTURA HOSPITALAR</td></tr></table></tr></td></table></body></html>