54-1 | CRIATIVIDADE E RESPONSABILIDADE: ARTICULANDO E SUPERANDO DESAFIOS PARA A INSERÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM CENÁRIOS DE ATENÇÃO BÁSICA DO SUS, COM A PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE. | Autores: | Carla Pontes de Albuquerque (SMSDC/RJ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL DO RJMED UNESA - CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ) ; Cristina Gonçalves (SMSDC/RJ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL DO RJMED UNESA - CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ) ; Mônica Clemente Machado (SMSDC/RJ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL DO RJMED UNESA - CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ) |
Resumo CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: INSERÇÃO DO ESTUDANTE DO SEGUNDO PERÍODO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, NO CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTA TERESA, BAIRRO PRÓXIMO AO CAMPUS DO CURSO, TENDO COMO PREMISSA O DESENVOLVIMENTO DE PARCERIAS VISANDO MUDANÇAS NA FORMAÇÃO E NOS MODELOS TECNOASSISTENCIAIS E DE CUIDADO, NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE NO SUS.
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: HÁ 8 ANOS, A CADA SEMESTRE, 3 PRECEPTORAS ACOMPANHAM, 8 GRUPOS DE 10 A 12 ESTUDANTES. A CARGA HORÁRIA SEMANAL PRESENCIAL NO CENÁRIO DE PRÁTICA É DE 4 HORAS, SENDO TAMBÉM UTILIZADOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA ORIENTAÇÃO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS. NO INÍCIO DO SEMESTRE É PACTUADO COM A GESTÃO DA UNIDADE O PROBLEMA (REFERENTE AOS PROCESSOS COTIDIANOS DA ASSISTÊNCIA) A SER INVESTIGADO (CONSTRUCTO METODOLÓGICO ENVOLVENDO PESQUISA-AÇÃO / EDUCAÇÃO POR PROJETOS / PROBLEMATIZAÇÃO); OPORTUNIZA-SE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NOS PROGRAMAS QUE INCLUAM VIVÊNCIAS DE INTERDISCIPLINARIDADE, INTERSETORIALIDADE (ESCOLAS, ONGS E OUTROS ESPAÇOS COMUNITÁRIOS LOCAIS) E PRÁTICAS EDUCATIVAS COLETIVAS NO COMPARTILHAMENTO DE SABERES CIENTÍFICOS E POPULARES (EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE). AO FINAL DO SEMESTRE, OS RESULTADOS DAS PESQUISAS SÃO APRESENTADOS AOS PROFISSIONAIS E AOS ENVOLVIDOS. EM DIVERSAS OCASIÕES, AS DISCUSSÕES QUE EMERGIRAM NESTES ENCONTROS, CONTRIBUÍRAM PARA MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E RELACIONAIS NA UNIDADE.
EFEITOS ALCANÇADOS: INCENTIVO AO FORTALECIMENTO DE UMA CULTURA NA SAÚDE QUE SUPERE OS REDUCIONISMOS DO MODELO EXCLUSIVAMENTE BIOMÉDICO E ESTIMULO A PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVOS QUE DESTERRITORIALIZE OS DIFERENTES ATORES DIANTE DE PRÁTICAS MECANIZADAS PARA A CONTRUÇÃO DE NOVAS CONTEXTUALIZAÇÕES MAIS CRIATIVAS E TRANSFORMADORAS.
RECOMENDAÇÕES: A TESSITURA DE UMA REDE DE PARCERIAS E COMPROMISSOS NA MUDANÇA DA FORMAÇÃO E DO CUIDADO NA SAÚDE É COTIDIANA E DEMANDA ESFORÇOS DE TODOS ATORES ENVOLVIDOS, SEJAM ESTES COLETIVOS (INSTITUCIONAIS, CATEGORIAS PROFISSIONAIS, ORGANIZAÇÕES DE USUÁRIOS, ETC..) OU PESSOAS (SINGULARES E DIVERSAS). NESTA COMPLEXIDADE, SÃO APONTADOS DESAFIOS PREMENTES: RECURSOS PARA SUSTENTAÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS QUE PRIORIZEM DE FATO A INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM PROL DA INTEGRALIDADE NA SAÚDE; MACRO E MICROPOLÍTICAS PARA FOMENTAR A INTEGRAÇÃO SERVIÇO, UNIVERSIDADE E USUÁRIOS/POPULAÇÃO E O REAQUECIMENTO DO MOVIMENTO PELA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE.
Palavras-chave: TECENDO PARCERIAS NA FORMAÇÃO MÉDICA, CENÁRIOS DE ATENÇÃO BÁSICA, INTEGRALIDADE |