<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:53-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">53-1</td><td><b>PROTAGONISMO DO EDUCADOR FSICO NA ESTRATGIA SADE DA FAMLIA DE SOBRAL: DIMENSO EDUCATIVA NA PROMOO DA SADE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Andr Luis Faanha da Silva </u> (EFSFVS - Escola de Fromao em Sade da Famlia Visconde de Sabia) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O protagonismo do educador fsico na Estratgia Sade da Famlia (ESF) fruto de um novo paradigma baseado na ateno sade e ao usurio. Atravs dessa estratgia, contemplamos o surgimento de uma nova concepo de sade, que no visa somente ausncia de doenas e o atendimento hospitalar, mas a sade como um fator de melhoria da qualidade de vida da populao. A Educao Fsica insere-se no Sistema nico de Sade por meio da resoluo N 218, de 06 de maro de 1997 do Conselho Nacional de Sade (CNS), que reconhece o Profissional de Educao Fsica como profissional da Sade. Descrever a atuao do profissional de Educao Fsica, considerando sua dimenso educativa na ESF de Sobral o objetivo deste trabalho, bem como examinar as contribuies e a relevncia das aes para a promoo da sade. Para o desenvolvimento desse estudo optou-se pela pesquisa qualitativa com abordagem descritiva exploratria, onde se formou um grupo focal com a participao de cinco educadores fsicos, inseridos nas equipes matriciais que do apoio ESF. Os dados analisados foram apresentados a partir da tcnica de categorizao e mostrou que o trabalho do educador fsico na ESF ampliou suas atribuies no cotidiano da atuao profissional com atividades de ginstica comunitria, sinalizando tambm a ginstica laboral e o desporto de rua como possibilidades de atuao. A visita domiciliar tambm foi um novo marco que contribuiu na articulao de novos grupos sistemticos e no conhecimento e aproximao das pessoas envolvidas no seu contexto. Na dimenso educativa, os dados apontam que a educao popular proporcionou uma relao mais prxima, com foco educativo, entre o profissional e a comunidade. A anlise dos dados tambm coloca como desafio a se conquistar o dilogo interdisciplinar, visando o apoio integral. Enfim, percebe-se que o diferencial do educador fsico na ESF vai alm de uma prtica sistemtica de atividade fsica, cabendo ao profissional o estmulo aos praticantes e a promoo da autonomia para os cuidados com a prpria vida, alm de incentivar a reflexo para a realidade e as possibilidades de transformao social. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educador Fsico, Estratgia Sade da Famlia, Protagonismo</td></tr></table></tr></td></table></body></html>