9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:53-1


Poster (Painel)
53-1PROTAGONISMO DO EDUCADOR FÍSICO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE SOBRAL: DIMENSÃO EDUCATIVA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Autores:André Luis Façanha da Silva (EFSFVS - Escola de Fromação em Saúde da Família Visconde de Sabóia)

Resumo

O protagonismo do educador físico na Estratégia Saúde da Família (ESF) é fruto de um novo paradigma baseado na atenção à saúde e ao usuário. Através dessa estratégia, contemplamos o surgimento de uma nova concepção de saúde, que não visa somente ausência de doenças e o atendimento hospitalar, mas a saúde como um fator de melhoria da qualidade de vida da população. A Educação Física insere-se no Sistema Único de Saúde por meio da resolução Nº 218, de 06 de março de 1997 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que reconhece o Profissional de Educação Física como profissional da Saúde. Descrever a atuação do profissional de Educação Física, considerando sua dimensão educativa na ESF de Sobral é o objetivo deste trabalho, bem como examinar as contribuições e a relevância das ações para a promoção da saúde. Para o desenvolvimento desse estudo optou-se pela pesquisa qualitativa com abordagem descritiva exploratória, onde se formou um grupo focal com a participação de cinco educadores físicos, inseridos nas equipes matriciais que dão apoio à ESF. Os dados analisados foram apresentados a partir da técnica de categorização e mostrou que o trabalho do educador físico na ESF ampliou suas atribuições no cotidiano da atuação profissional com atividades de ginástica comunitária, sinalizando também a ginástica laboral e o desporto de rua como possibilidades de atuação. A visita domiciliar também foi um novo marco que contribuiu na articulação de novos grupos sistemáticos e no conhecimento e aproximação das pessoas envolvidas no seu contexto. Na dimensão educativa, os dados apontam que a educação popular proporcionou uma relação mais próxima, com foco educativo, entre o profissional e a comunidade. A análise dos dados também coloca como desafio a se conquistar o diálogo interdisciplinar, visando o apoio integral. Enfim, percebe-se que o diferencial do educador físico na ESF vai além de uma prática sistemática de atividade física, cabendo ao profissional o estímulo aos praticantes e a promoção da autonomia para os cuidados com a própria vida, além de incentivar a reflexão para a realidade e as possibilidades de transformação social.


Palavras-chave:  Educador Físico, Estratégia Saúde da Família, Protagonismo