9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:52-1



52-1PRÁTICAS DE CUIDADO: A EXPERIÊNCIA DO INTERNATO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autores:Simone Chaves Machado da Silva (IPA - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA) ; Denise Antunes de Azambuja Zocche (IPA - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a proposta do internato no curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário Metodista do IPA. O Curso de Enfermagem do Centro Universitário IPA oferece no oitavo semestre o Internato de Enfermagem. O internato representa muito mais do que a vivência prática e cotidiana dos serviços de saúde. Significa uma experiência pré-profissional indispensável, que permite ao estudante participação efetiva dos processos de trabalho e a imersão no mundo do trabalho em saúde. O internato proporciona uma experiência ímpar no processo de formação dos estudantes e na articulação/integração entre as práticas de ensino e de serviço, favorecendo ao estudante uma vivência mais próxima da realidade de trabalho que o espera. O internato tem como proposta a imersão nas práticas de cuidado em enfermagem e tem como princípio proporcionar ao estudante a vivência do mundo do trabalho em saúde e o planejamento das ações de cuidado na atenção, na gestão e na educação. Os estudantes em contato com os serviços de saúde a partir das necessidades locais e específicas de casa serviço elaboram um Plano de Ação com a descrição das atividades a serem desenvolvidas no Internato tanto no âmbito da atenção, da gestão e da educação. O plano de ação é amplamente discutido com os trabalhadores e gestores e é implementando no decorrer das 468 horas. Ao final o estudante elabora um Portfólio descrevendo a implementação do Plano de Ação analisando as mudanças que ocorreram nos serviços de saúde a partir da internvensão proposta. Durante todo o período do internato os estudantes são supervisionados por supervisores acadêmicos, supervisores locais. Além de estarem em contante debate com os trabalhadores, gestores e ususários dos serviços. Como resultados o trabalho apresenta o produto do internato por meio dos relatos dos estudantes, gestores e trabalhadores,revelando as aproximações entre o ensino e o serviço, suas aprendizagens e as mudanças nas práticas de cuidado em enfermagem.


Palavras-chave:  EDUCAÇÃO, ENFERMAGEM, CUIDADO