<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:49-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">49-1</td><td><b>Grupo de sala de espera: uma possibilidade de trabalho em educao popular.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Guilherme Barbosa Shimocomaqui (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marilia) ; Giovanna Carvalho de Oliveira (FAMEMA - Faculdade de Medicina de MariliaFAMEMA - Faculdade de Medicina de Marilia) ; Ana Carolina V. Pereira (FAMEMA - Faculdade de Medicina de MariliaFAMEMA - Faculdade de Medicina de Marilia) ; Ana Paula Fakhouri (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marilia) ; Simone Carvalho dos Santos (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marilia) ; <u>Milena Takamiya Sugahara </u> (FAMEMA - Faculdade de Medicina de MariliaUNESP-CAMPUS MARLIA - Faculdade de Filosofia e Cincias) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>1.Caracterizao do problema O cenrio no qual esto inseridos os residentes do Programa de Residncia Multiprofissional em Sade da Famlia, da Faculdade de Medicina de Marlia (FAMEMA) a Unidade de Sade da Famlia Santa Antonieta II, situada em um bairro perifrico da cidade de Marlia-SP. Realizamos uma busca ativa da dinmica, do funcionamento e necessidades de sade da populao adscrita. Identificaram-se lacunas no processo de trabalho em educao permanente entre comunidade e profissionais. Isso se reflete na qualidade e resolubilidade do atendimento em sade, assim como no processo de autonomia e co-responsabilidade da comunidade e equipe diante do processo de construo da sade. Diante de tal problematizao, percebe-se um jogo dialtico entre a no oferta de espaos dialgicos autnticos da equipe e comunidade e a baixa adeso da mesma nas atividades formais de participao social. Por meio desse cenrio, do fluxo e das possibilidades fsicas da unidade, detectou-se a possibilidade de aproveitamento da Sala de Espera, para trabalhar as demandas verificadas acima. Pois acreditamos que a Sala de Espera seja um instrumento para auxiliar na efetivao da Poltica Nacional de Humanizao, da prpria Estratgia de Sade da Famlia, abrangendo a Participao e Controle Social, alm da Educao Permanente. 2.Descrio da Experincia Na primeira etapa da atividade, o espao da Sala de Espera foi utilizado de forma livre, na qual os assuntos trazidos para discusso eram levantados pelos usurios. Observamos a presena de temas recorrentes revelando a necessidade de um segundo momento, no qual fosse desenvolvido um cronograma de encontros com temas especficos para se trabalhar educao em sade. No presente momento, executamos a terceira etapa do Projeto Sala de Espera, trabalhando um tema mensalmente. 3.Efeitos Alcanados Sabemos que o processo de Educao em Sade lento, envolve equipe, comunidade e deve ser permanente. Porm, em um primeiro momento, podemos perceber que a Sala de Espera, alm realizar uma qualificao na escuta do usurio, possibilitou a criao de um espao real de trocas de experincias, sentimentos e dvidas da equipe com a comunidade, pois assuntos levantados em Sala de Espera tambm so discutidos durante a reunio de equipe. 4. RECOMENDAES Com a percepo de que a Sala de Espera um local que a Educao Permanente pode efetivamente ocorrer, ns indicamos a permanncia de tal espao da unidade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Sala de espera, Educacao popular, Residencia multiprofissional</td></tr></table></tr></td></table></body></html>