49-1 | Grupo de sala de espera: uma possibilidade de trabalho em educação popular. | Autores: | Guilherme Barbosa Shimocomaqui (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marilia) ; Giovanna Carvalho de Oliveira (FAMEMA - Faculdade de Medicina de MariliaFAMEMA - Faculdade de Medicina de Marilia) ; Ana Carolina V. Pereira (FAMEMA - Faculdade de Medicina de MariliaFAMEMA - Faculdade de Medicina de Marilia) ; Ana Paula Fakhouri (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marilia) ; Simone Carvalho dos Santos (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marilia) ; Milena Takamiya Sugahara (FAMEMA - Faculdade de Medicina de MariliaUNESP-CAMPUS MARÍLIA - Faculdade de Filosofia e Ciências) |
Resumo 1.Caracterização do problema
O cenário no qual estão inseridos os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) é a Unidade de Saúde da Família Santa Antonieta II, situada em um bairro periférico da cidade de Marília-SP.
Realizamos uma busca ativa da dinâmica, do funcionamento e necessidades de saúde da população adscrita.
Identificaram-se lacunas no processo de trabalho em educação permanente entre comunidade e profissionais. Isso se reflete na qualidade e resolubilidade do atendimento em saúde, assim como no processo de autonomia e co-responsabilidade da comunidade e equipe diante do processo de construção da saúde.
Diante de tal problematização, percebe-se um jogo dialético entre a não oferta de espaços dialógicos autênticos da equipe e comunidade e a baixa adesão da mesma nas atividades formais de participação social.
Por meio desse cenário, do fluxo e das possibilidades físicas da unidade, detectou-se a possibilidade de aproveitamento da Sala de Espera, para trabalhar as demandas verificadas acima. Pois acreditamos que a Sala de Espera seja um instrumento para auxiliar na efetivação da Política Nacional de Humanização, da própria Estratégia de Saúde da Família, abrangendo a Participação e Controle Social, além da Educação Permanente.
2.Descrição da Experiência
Na primeira etapa da atividade, o espaço da Sala de Espera foi utilizado de forma livre, na qual os assuntos trazidos para discussão eram levantados pelos usuários.
Observamos a presença de temas recorrentes revelando a necessidade de um segundo momento, no qual fosse desenvolvido um cronograma de encontros com temas específicos para se trabalhar educação em saúde.
No presente momento, executamos a terceira etapa do Projeto Sala de Espera, trabalhando um tema mensalmente.
3.Efeitos Alcançados
Sabemos que o processo de Educação em Saúde é lento, envolve equipe, comunidade e deve ser permanente. Porém, em um primeiro momento, podemos perceber que a Sala de Espera, além realizar uma qualificação na escuta do usuário, possibilitou a criação de um espaço real de trocas de experiências, sentimentos e dúvidas da equipe com a comunidade, pois assuntos levantados em Sala de Espera também são discutidos durante a reunião de equipe.
4. RECOMENDAÇÕES
Com a percepção de que a Sala de Espera é um local que a Educação Permanente pode efetivamente ocorrer, nós indicamos a permanência de tal espaço da unidade.
Palavras-chave: Sala de espera, Educacao popular, Residencia multiprofissional |