9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:48-2



48-2Experiências pedagógicas na perspectiva de estudantes de nutrição
Autores:Cláudia Maria Bógus (FSP/USP - Faculdade de Saúde Pública da USP) ; Monica Ignez Elias Jorge (FSP/USP - Faculdade de Saúde Pública da USP) ; Ana Maria Cervato Mancuso (FSP/USP - Faculdade de Saúde Pública da USP)

Resumo

Introdução: De acordo com a legislação brasileira os cursos de graduação devem ter projetos político-pedagógicos, construídos coletivamente, centrados no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiados no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem, com o intuito de superar a educação embasada exclusivamente na transmissão de conhecimentos e informações. Objetivos: Considerando a necessidade de obter elementos para propor o aprimoramento da capacitação docente, este estudo pretendeu identificar e analisar as práticas pedagógicas, entendidas como conjuntos estruturados de estratégias que conformam o processo ensino-aprendizagem e incluem conteúdos conceituais, factuais, procedimentais e atitudinais presentes no curso de nutrição de uma universidade pública brasileira. Método: Utilizou-se uma abordagem qualitativa e foi realizado um grupo focal com os estudantes do curso. Resultados: Na percepção dos estudantes, o uso de metodologias ativas é restrito e a maior parte das práticas pedagógicas é tradicional e focada na transmissão de conteúdos. A prática pedagógica vivenciada de modo mais recorrente é a exposição com apoio de slides. As outras práticas pedagógicas citadas foram indicadas como pouco usuais: discussão e trabalho em pequenos grupos em sala de aula, preparação de seminários e realização de visitas técnicas. Os estudantes referiram certo estranhamento diante dessas estratégias didáticas porque não estão acostumados a elas, mas consideram que são interessantes e que ajudam no desenvolvimento da capacidade de compreensão e reflexão. Também foi identificado que a integração entre as disciplinas é pequena e é precária a articulação entre os conteúdos abordados nas disciplinas e a futura prática profissional. Há insatisfação com os processos de avaliação porque eles não são contínuos, mas se constituem em atividades pontuais e isoladas, das quais não obtém feedback. Conclusão: É imprescindível o desenvolvimento de ações de capacitação dos professores no sentido de mostrar a importância da utilização de estratégias pedagógicas diversificadas e adequadas à formação universitária e à realidade contemporânea.


Palavras-chave:  prática pedagógica, pedagogia universitária, processo ensino-aprendizagem