<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:48-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">48-2</td><td><b>Experincias pedaggicas na perspectiva de estudantes de nutrio </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Cludia Maria Bgus </u> (FSP/USP - Faculdade de Sade Pblica da USP) ; Monica Ignez Elias Jorge (FSP/USP - Faculdade de Sade Pblica da USP) ; Ana Maria Cervato Mancuso (FSP/USP - Faculdade de Sade Pblica da USP) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: De acordo com a legislao brasileira os cursos de graduao devem ter projetos poltico-pedaggicos, construdos coletivamente, centrados no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiados no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem, com o intuito de superar a educao embasada exclusivamente na transmisso de conhecimentos e informaes. Objetivos: Considerando a necessidade de obter elementos para propor o aprimoramento da capacitao docente, este estudo pretendeu identificar e analisar as prticas pedaggicas, entendidas como conjuntos estruturados de estratgias que conformam o processo ensino-aprendizagem e incluem contedos conceituais, factuais, procedimentais e atitudinais presentes no curso de nutrio de uma universidade pblica brasileira. Mtodo: Utilizou-se uma abordagem qualitativa e foi realizado um grupo focal com os estudantes do curso. Resultados: Na percepo dos estudantes, o uso de metodologias ativas restrito e a maior parte das prticas pedaggicas tradicional e focada na transmisso de contedos. A prtica pedaggica vivenciada de modo mais recorrente a exposio com apoio de slides. As outras prticas pedaggicas citadas foram indicadas como pouco usuais: discusso e trabalho em pequenos grupos em sala de aula, preparao de seminrios e realizao de visitas tcnicas. Os estudantes referiram certo estranhamento diante dessas estratgias didticas porque no esto acostumados a elas, mas consideram que so interessantes e que ajudam no desenvolvimento da capacidade de compreenso e reflexo. Tambm foi identificado que a integrao entre as disciplinas pequena e precria a articulao entre os contedos abordados nas disciplinas e a futura prtica profissional. H insatisfao com os processos de avaliao porque eles no so contnuos, mas se constituem em atividades pontuais e isoladas, das quais no obtm feedback. Concluso: imprescindvel o desenvolvimento de aes de capacitao dos professores no sentido de mostrar a importncia da utilizao de estratgias pedaggicas diversificadas e adequadas formao universitria e realidade contempornea. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;prtica pedaggica, pedagogia universitria, processo ensino-aprendizagem</td></tr></table></tr></td></table></body></html>