9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:48-1


Poster (Painel)
48-1A trajetória de construção coletiva de projeto político-pedagógico na educação superior: o curso de nutrição de uma universidade pública paulista
Autores:Ana Maria Cervato Mancuso (FSP/USP - Faculdade de Saúde Pública da USP) ; Monica Ignez Elias Jorge (FSP/USP - Faculdade de Saúde Pública da USP) ; Cláudia Maria Bógus (FSP/USP - Faculdade de Saúde Pública da USP)

Resumo

Caracterização do Problema: No Brasil houve um aumento expressivo de cursos de nutrição e grande parte dos currículos apresenta-se moldado sob a vertente biológica, com deficiência na abordagem social da alimentação e nutrição. Portanto, reformular a estrutura curricular destes cursos, tornou-se uma diretriz da política educacional do país. O objetivo deste trabalho é descrever o processo de reformulação do projeto político pedagógico do curso de nutrição de uma universidade pública brasileira. Descrição da experiência: Este processo procurou envolver os estudantes e os docentes do curso, em uma seqüência de atividades, que compuseram etapas de uma pesquisa-ação. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: identificação da percepção dos egressos quanto à sua formação; oficinas com profissionais de diferentes cenários de prática do nutricionista para identificar competências e habilidades; oficinas com professores e estudantes para identificar os eixos que norteiam o curso; definição do perfil profissiográfico, por meio de consulta aos docentes do curso; elaboração da nova proposta curricular. Foram encontrados como pontos positivos do curso, a oportunidade de participar de pesquisa acadêmica e o contato com professores qualificados e como negativos, a rígida estrutura curricular, o pouco preparo didático do corpo docente, a deficiente relação entre professores e alunos e a insuficiente integração das disciplinas básicas e profissionalizantes. As áreas de competência identificadas foram: cuidado individual e coletivo, educação, gestão e comunicação. Os elementos apontados como sustentadores da prática profissional foram assumidos como os eixos norteadores da nova proposta curricular para o curso: segurança alimentar e nutricional e atenção dietética. Efeitos alcançados: A nova proposta curricular está sendo construída de modo a contemplar a integração entre os eixos do curso, compondo módulos de conhecimento, inserção de temas desenvolvidos de forma integrada, capacitação didático-pedagógica do docente e indução da transversalidade ético-humanística. Recomendações: O processo de reformulação do projeto político-pedagógico tem mostrado a necessidade de consolidar uma prática de planejamento coletivo do curso.


Palavras-chave:  currículo, mudança organizacional, pesquisa ação