9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:47-2


Poster (Painel)
47-2HUMANIZAÇÃO E VOLUNTARIADO COMO APOIO A GESTÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADO EM DST/AIDS: A EXPERIENCIA DO CENTRO DE REFERÊNCIA E TREINAMENTO DST/AIDS DE SÃO PAULO
Autores:Paulo Sérgio Stockler (CRT DST AIDS - CENTRO DE REFERÊNCIA E TREINAMENTO DST AIDS) ; Tove-marie Pettersen (CRT DST AIDS - CENTRO DE REFERÊNCIA E TREINAMENTO DST AIDS) ; Dreyf Assis Gonçalves (CRT DST AIDS - CENTRO DE REFERÊNCIA E TREINAMENTO DST AIDS)

Resumo

INTRODUÇÃO:Em 2002, o Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS iniciou a estruturação das ações de Humanização e Voluntariado. A Instituição sempre contou com o apoio de voluntários interessados em colaborar com a melhoria do atendimento, contudo esse trabalho não era sistematizado nem articulado. OBJETIVO: O presente trabalho visa estruturar ações de Humanização para apoio a gestão do serviço integrando os serviços voluntários nas ações de saúde. METODOLOGIA: Para isso, foram feitos: mapeamento das demandas institucionais, identificação de funcionários para apoiarem e elaborarem conjuntamente os projetos, implantação de fluxos para a entrada de voluntários, encaminhamento dos funcionários apoiadores para cursos de formação junto ao Centro de Voluntariado de São Paulo e definição de normas através de regimento interno. RESULTADOS/CONCLUSÃO: Ao longo de 8 anos as ações de humanização receberam 241 voluntários, sendo estes divididos em 6 projetos principais: Leia Comigo (120), Brinquedoteca (90), Cuidadores Solidários (12), Arteterapia (5), Teatro (1), Capelania (8) e Terapias Alternativas (5). Nesses anos foram capacitados 387 voluntários. Nota-se que os melhores resultados ocorreram quando houve integração dos serviços às necessidades dos gerentes a postura atuante do supervisor de voluntários no desenvolvimento do trabalho.


Palavras-chave:  humanização, voluntariado, participação