47-1 | ESTRUTURAÇÃO DE SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA NO CENTRO DE REFERÊNCIA E TREINAMENTO DST/AIDS DE SÃO PAULO. | Autores: | Paulo Sérgio Stockler (CRT DST AIDS - CENTRO DE REFERÊNCIA E TREINAMENTO DST AIDS) ; Dreyf Assis Gonçalves (CRT DST AIDS - CENTRO DE REFERÊNCIA E TREINAMENTO DST AIDS) |
Resumo INTRODUÇÃO: O Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS é uma unidade de referência do Programa Estadual para prevenção, controle, diagnóstico e tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS. O CRT sempre contou com o apoio de voluntários capelães que realizavam principalmente visitas na internação, de modo que este serviço ocorria de maneira não sistematizada e não estruturada, com alguns problemas como capelães sem formação ou sem vínculo com qualquer instituição religiosa e também problemas de líderes religiosos que queriam fazer visitas aos enfermos levando as doutrinas de seu credo.
OBJETIVOS: Estruturar um Serviço de Assistência Inter-religiosa na Instituição através de voluntários capacitados que levem conforto e esperança aos pacientes, familiares e profissionais da saúde, vivendo a religiosidade através do atendimento espiritual, emocional e social não imposto, levando em conta a singularidade e subjetividade dos pacientes, sem distinção de credo, raça, sexo ou classe social.
METODO: Para viabilizar a Proposta de Reestruturação dos Serviços de Assistência religiosa incluindo Capelania Hospitalar, foi estabelecida uma parceria com instituição reconhecida e de larga experiência na área de assistência religiosa em Instituições públicas e privadas de saúde, contemplando as especificidades no campo das DST Aids, com possibilidade de estruturação e sistematização de todo o serviço de Assistência religiosa na Instituição propiciando inclusive um canal para a formação de novos capelães.
RESULTADOS: A parceria possibilitou integração e estruturação do serviço de assistência religiosa na Instituição à medida que esta inserida nos diferentes espaços onde a Assistência Religiosa é discutida ou trabalhada, tais como: Grupo de Trabalho Aids e Religiões, Internação e Atendimento Domiciliar Terapêutico. Outro resultado é a ampliação do contingente de profissionais responsáveis pela assistência religiosa e o estabelecimento de um canal para a formação de novos capelães através do recrutamento, seleção e capacitação de pessoas interessadas neste serviço.
Inclui-se também a organização e orientação de visitas de religiosos conforme os credos de cada assistido.
CONCLUSÃO: Esta proposta ampliou e qualificou o reconhecimento da assistência religiosa como um componente de humanização da atenção a saúde englobando ainda o corpo gerencial da Instituição.
Palavras-chave: ASSISTÊNCIA RELIGIOSA, CAPELANIA, RELIGIÃO |