<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:42-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">42-1</td><td><b>Construindo laos multiprofissionais: relato de experincia de graduandos na rea da sade no SUS Campinas-SP</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Carolina Garcia Bonotto </u> (PUC CAMPINAS - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas) ; Alide Ladeia Guimares (CETS - Centro de Educao dos Trabalhadores da Sade) ; Iara Monteiro Smeke de Miranda (PUC CAMPINAS - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas) ; Lara de Sousa Blanes (PUC CAMPINAS - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas) ; Mariana Colbachini Polo (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marlia) ; Rafaela Reiche Andr (PUC CAMPINAS - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas) ; Renata Colbachini Polo (PUC CAMPINAS - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas) ; Sabrina de Paula Almeida D Angelo (PUC CAMPINAS - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Muito se fala a respeito da importncia do trabalho multiprofissional em sade, com vistas a garantir a integralidade do cuidado, porm, tanto no cotidiano dos servios de sade, quanto no processo de formao dos profissionais, observa-se que isso ainda no uma prtica corrente. Em janeiro de 2010, foi realizado o  Estgio de Vivncia no SUS Campinas , promovido pela Prefeitura Municipal de Campinas, atravs do Centro de Educao dos Trabalhadores da Sade, do qual participaram 48 estudantes de diversas Instituies de Ensino dos cursos de Enfermagem, Farmcia, Fisioterapia, Medicina, Nutrio, Psicologia e Terapia Ocupacional. No processo de integrao inicial, foi realizada uma vivncia de grupo, na qual os alunos foram divididos por profisso e discutiram as dificuldades e desafios enfrentados na sua rea. Posteriormente foram redivididos em novos grupos com pelo menos um representante de cada curso para troca de saberes referente ao mesmo tema, enfatizando a viso do graduando sobre a insero de cada profisso no SUS. Ocorreram debates propiciando reflexo sobre o trabalho multiprofissional em sade. Houve a oportunidade de observar na prtica o que foi discutido, atravs de visitas aos servios dos diversos nveis de ateno do SUS no municpio. Ficou explcito que as dificuldades encontradas so comuns independente da rea de atuao: a ausncia de disciplinas na graduao que possibilitem um contato multiprofissional prvio; falta de esclarecimento da populao em relao aos benefcios do tratamento multiprofissional, o que acarreta a falta de controle social para formao desta equipe; ausncia de reconhecimento entre os trabalhadores da sade quanto as limitaes de atuao e as necessidades do trabalho em conjunto. A dificuldade de insero de algumas profisses como Farmcia, Fisioterapia, Nutrio, Psicologia e Terapia Ocupacional na Ateno Bsica ntida. Sabe-se que para o atendimento integral do usurio indispensvel a conscientizao dos trabalhadores e da populao a respeito da importncia do trabalho multiprofissional, a fim de facilitar a aplicao na prtica dos princpios e diretrizes propostos pelo SUS. Outro aspecto seria a reforma curricular dos cursos da rea da sade, com a incluso de disciplinas integradas com o objetivo de fomentar a multiprofissionalidade. Finalmente, propomos que iniciativas como esta sejam valorizadas pelos gestores municipais em todo o pas, visto o impacto produzido nos participantes.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao, SUS, Trabalho multiprofissional</td></tr></table></tr></td></table></body></html>