9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:38-3


Poster (Painel)
38-3Uso de brinquedos na consulta de enfermagem na Estratégia de Saúde da Família em Natal/RN
Autores:Jonas Sâmi Albuquerque de Oliveira (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Maximina Gláucia Carvalho Guimarães Pires Gomes (FACSAL - Faculdade da cidade de Santa Luzia) ; Giseli Bezerra de Oliveira (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Akemi Iwata Monteiro (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Soraya Maria de Medeiros (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Paula Fernanda Brandão Batista dos Santos (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

O acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento faz parte da avaliação integral à saúde da criança de zero a seis anos. Apesar de ser simples, a consulta de enfermagem, dependendo do cliente que se trata, exige um bom conhecimento sobre suas características físicas, fisiológicas, psicossociais, as patologias mais freqüentes e suas necessidades. Este trabalho descreve um relato do processo de ensino/aprendizagem entre professores e estudantes da graduação em enfermagem na disciplina de Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, nas Unidades de Saúde da Família da zona oeste de Natal/RN. Nesta ocasião, professores e alunos realizaram as consultas de enfermagem para avaliação do crescimento e do desenvolvimento de crianças utilizando os brinquedos como uso ferramenta terapêutica, posto que, possibilita à criança aliviar a ansiedade gerada por experiências atípicas durante a consulta de enfermagem. A utilização do brinquedo durante a consulta de enfermagem às crianças de zero a seis anos revelou que podem servir de base em quaisquer situações nas quais os enfermeiros possam comunicar-se e interagir com seus pacientes. Além disso, percebeu-se o crescimento reflexivo e prático dos estudantes de enfermagem que ao utilizar o brinquedo na consulta, mantiveram uma aproximação maior às necessidades de saúde apresentadas pelas crianças, de forma que o cuidado de enfermagem promoveu o envolvimento da equipe com os familiares, fundamental para o desenvolvimento da melhor assistência prestada as crianças nessa faixa etária.


Palavras-chave:  ensino, enfermagem, prática de saúde pública