<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:38-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">38-3</td><td><b>Uso de brinquedos na consulta de enfermagem na Estratgia de Sade da Famlia em Natal/RN</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Jonas Smi Albuquerque de Oliveira (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; <u>Maximina Glucia Carvalho Guimares Pires Gomes </u> (FACSAL - Faculdade da cidade de Santa Luzia) ; Giseli Bezerra de Oliveira (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Akemi Iwata Monteiro (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Soraya Maria de Medeiros (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Paula Fernanda Brando Batista dos Santos (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento faz parte da avaliao integral sade da criana de zero a seis anos. Apesar de ser simples, a consulta de enfermagem, dependendo do cliente que se trata, exige um bom conhecimento sobre suas caractersticas fsicas, fisiolgicas, psicossociais, as patologias mais freqentes e suas necessidades. Este trabalho descreve um relato do processo de ensino/aprendizagem entre professores e estudantes da graduao em enfermagem na disciplina de Enfermagem na Ateno Sade da Criana e do Adolescente, nas Unidades de Sade da Famlia da zona oeste de Natal/RN. Nesta ocasio, professores e alunos realizaram as consultas de enfermagem para avaliao do crescimento e do desenvolvimento de crianas utilizando os brinquedos como uso ferramenta teraputica, posto que, possibilita criana aliviar a ansiedade gerada por experincias atpicas durante a consulta de enfermagem. A utilizao do brinquedo durante a consulta de enfermagem s crianas de zero a seis anos revelou que podem servir de base em quaisquer situaes nas quais os enfermeiros possam comunicar-se e interagir com seus pacientes. Alm disso, percebeu-se o crescimento reflexivo e prtico dos estudantes de enfermagem que ao utilizar o brinquedo na consulta, mantiveram uma aproximao maior s necessidades de sade apresentadas pelas crianas, de forma que o cuidado de enfermagem promoveu o envolvimento da equipe com os familiares, fundamental para o desenvolvimento da melhor assistncia prestada as crianas nessa faixa etria.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;ensino, enfermagem, prtica de sade pblica</td></tr></table></tr></td></table></body></html>