9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:38-1



38-1USO DE CORDEL COMO INSTRUMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA SAÚDE COLETIVA
Autores:Maximina Gláucia Carvalho Guimarães Pires Gomes (FUNDEP - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa) ; Camila Melo Vasconcelos (UNP - Universidade Potiguá) ; Ana Cláudia Chaves Cardozzo (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Jonas Sâmi Albuquerque de Oliveira (UNP - Universidade PotiguáUNP - Universidade Potiguá)

Resumo

Introdução: A utilização de metodologias ativas requer do professor flexibilidade e capacidade de articulação, pois elas são ferramentas para alcançar o sujeito ativo, crítico, capaz de transformar-se e ser transformador de seu contexto. Objetivo: Descrever a utilização de metodologias ativas no percurso de vivência na disciplina de Saúde Coletiva do curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Foi utilizado como um roteiro de visita técnica para conhecimento das atividades desenvolvidas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF), dos quis foram elaborados pelos grupos de alunos a apresentação das visitas em formato de cordel. Essa descrição da vivência prática no primeiro contato com as Unidades de Saúde (US) teve como base teórica as discussões em rodas de textos que tratavam do processo histórico da saúde no Brasil e o surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como dos instrumentos utilizados para efetivar o SUS na atenção primária à saúde. Resultados: Percebeu-se a disponibilidade dos alunos e envolvimento na apresentação das visitas às UBS e USF no formato do cordel, pois para além do retrato das unidades e da atuação dos recursos humanos em saúde, foram descritos também uma aproximação com os diversos temas que incluem desde fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre muitos outros que permitiram aos alunos extrapolarem o roteito pré-estabelecido e inserirem-se na prática coletiva da educação popular. Foi possível observar também as possibilidades que a utilização das metodologias ativas no ensino da graduação em saúde possibilita na construção de um sujeito ativo e crítico que o torna capaz de transformar-se e transformar a realidade do ensino na saúde coletiva.


Palavras-chave:  Enfermagem, Teoria de enfermagem, Relações interpessoais