<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:38-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">38-1</td><td><b>USO DE CORDEL COMO INSTRUMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA SADE COLETIVA </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Maximina Glucia Carvalho Guimares Pires Gomes </u> (FUNDEP - Fundao de Desenvolvimento da Pesquisa) ; Camila Melo Vasconcelos (UNP - Universidade Potigu) ; Ana Cludia Chaves Cardozzo (UFPB - Universidade Federal da Paraba) ; Jonas Smi Albuquerque de Oliveira (UNP - Universidade PotiguUNP - Universidade Potigu) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: A utilizao de metodologias ativas requer do professor flexibilidade e capacidade de articulao, pois elas so ferramentas para alcanar o sujeito ativo, crtico, capaz de transformar-se e ser transformador de seu contexto. Objetivo: Descrever a utilizao de metodologias ativas no percurso de vivncia na disciplina de Sade Coletiva do curso de graduao em enfermagem. Metodologia: Foi utilizado como um roteiro de visita tcnica para conhecimento das atividades desenvolvidas em uma Unidade Bsica de Sade (UBS) e Unidade de Sade da Famlia (USF), dos quis foram elaborados pelos grupos de alunos a apresentao das visitas em formato de cordel. Essa descrio da vivncia prtica no primeiro contato com as Unidades de Sade (US) teve como base terica as discusses em rodas de textos que tratavam do processo histrico da sade no Brasil e o surgimento do Sistema nico de Sade (SUS), assim como dos instrumentos utilizados para efetivar o SUS na ateno primria sade. Resultados: Percebeu-se a disponibilidade dos alunos e envolvimento na apresentao das visitas s UBS e USF no formato do cordel, pois para alm do retrato das unidades e da atuao dos recursos humanos em sade, foram descritos tambm uma aproximao com os diversos temas que incluem desde fatos do cotidiano, episdios histricos, lendas, temas religiosos, entre muitos outros que permitiram aos alunos extrapolarem o roteito pr-estabelecido e inserirem-se na prtica coletiva da educao popular. Foi possvel observar tambm as possibilidades que a utilizao das metodologias ativas no ensino da graduao em sade possibilita na construo de um sujeito ativo e crtico que o torna capaz de transformar-se e transformar a realidade do ensino na sade coletiva.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Enfermagem, Teoria de enfermagem, Relaes interpessoais</td></tr></table></tr></td></table></body></html>